Semana Nacional do Trânsito refletirá sobre proteção e prioridade ao pedestre
O evento acontecerá de 18 a 25 de setembro


Com o objetivo de valorizar a vida e estimular o respeito ao pedestre, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto e a Polícia Militar realiza a Semana Nacional do Trânsito que acontecerá de 18 a 25 de setembro. O tema de reflexão deste ano é “Cidade para as pessoas- proteção e prioridade ao pedestre”.

Em Barbacena, a programação prevê uma grande caminhada pela paz no trânsito, a ser realizada no dia 23 de setembro com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. A caminhada sairá da praça do Rosário, às 14h, percorrerá toda a Rua XV de Novembro e finalizando na Praça dos Andradas.

Este ano a Semana pretende desenvolver algo mais audacioso ampliando o conceito de segurança dos mais vulneráveis. A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, faz alusão a necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

A Semana Nacional do Trânsito, prevista na Lei Federal 9.503, de 23 de setembro de 1997, tem por finalidade conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a 'valorização da vida' focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. 

Em Barbacena, a programação prevê uma grande caminhada pela paz no trânsito, a ser realizada no dia 23 de setembro com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. A caminhada sairá da praça do Rosário, às 14h, percorrerá toda a Rua XV de Novembro e finalizando na Praça dos Andradas. Para finalizar as comemorações, os alunos de violão e canto do Estúdio de Música da professora Tamyres Brandão se apresentarão também na Praça dos Andradas com o Projeto “Turnezinha” que tem por objetivo levar a música erudita e popular às comunidades de Barbacena e Região através das escolas municipais e estaduais.


Busca de Notícias