Prefeitura finaliza doação de terreno do Teatro Municipal
A construção do teatro fica agora sob a responsabilidade do SESC, conforme parceria com o Governo Municipal


Mais um passo dentro das ações visando a construção do teatro em Barbacena já foi dado pela Prefeitura. A Câmara Municipal aprovou o projeto do Executivo, autorizando a Prefeitura a fazer a doação, ao SESC Minas, de um terreno próximo a Sericícola para construção do Teatro Municipal. Após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado, o Governo de Minas fez a doação do referido terreno ao município. Porém, para que a parceria com o SESC fosse concretizada havia a necessidade da Prefeitura doar o espaço para que a entidade possa dar andamento ao projeto e construção do empreendimento.

O prefeito Toninho Andrada tem trabalhado para viabilizar o Teatro de Barbacena desde o início de sua administração. Em agosto de 2013, o presidente do Sistema Fecomércio de Minas Gerais, Lázaro Gonzaga, visitou as instalações da Universidade de Música - Bituca, do Grupo Teatral Ponto de Partida, instalada na antiga Estação Sericícola. Na oportunidade, Lázaro Gonzaga conheceu a área pertencente ao Governo do Estado, onde Toninho Andrada havia sugerido que fosse construído o novo teatro.

Impressionado tanto com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Ponto de Partida, com a beleza do conjunto arquitetônico da antiga Sericícola, como com o entusiasmo e o interesse do prefeito na construção do teatro, o presidente da Fecomércio disse a ele que poderia iniciar tratativas com o governo estadual para a doação da área ao SESC para a construção do teatro da cidade, em edificação multiuso, para a realização também de eventos e cursos de artes. Desde então, Toninho vinha batalhando sério para que o terreno fosse doado ao SESC.

Segundo Toninho, “a Unidade que o SESC irá construir em Barbacena vai contemplar dentro do projeto um centro multifuncional de eventos onde poderá estar acontecendo teatro, congresso, seminários, formaturas, e diversos outros tipos de atividades para atender ao público comercial, privado, cultural e ao poder público, realizando assim um sonho de toda a cidade”, destacou.

Segundo Oswaldo Fernandes, presidente do Sindicomércio Barbacena e integrante do Sistema Fecomércio Minas e Sesc/Senac, a criação da lei foi necessária para que o município pudesse efetuar a transmissão do terreno para o Sesc Minas e, assim, poder iniciar, a partir deste momento, os projetos para a construção deste espaço multifuncional. “O prefeito Toninho Andrada prontamente atendeu a reivindicação da nossa entidade no sentido de fazer as adaptações necessárias ao projeto de lei para que ele atendesse às regulamentações legais para que o Sesc pudesse assim dar continuidade a todo processo”, enfatizou.

“Agora que o terreno foi doado pela Prefeitura, o investimento para construção será integralmente do SESC Minas. Os recursos são advindos das contribuições das empresas do comércio do Estado. Vai ser o comércio de Minas investindo na cultura, no turismo, no esporte e nos eventos em Barbacena e, consequentemente, investindo no fomento à economia. Estamos estimando um investimento entre 20 e 30 milhões de reais”, destacou Oswaldo. 


Busca de Notícias