8ª Primavera de Museus é sucesso de público em Barbacena
Mais de 1.500 pessoas participaram das atividades


Mais de 1.500 pessoas participaram das atividades da 8ª Primavera dos Museus, promovida pela Prefeitura de Barbacena, através da Diretoria de Cultura e Turismo da Agir, no Parque Museu Casa de Marcier, entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro. Foram ainda, mais de mil alunos de escolas das redes pública e privada participando, durante a última semana, das atividades e visitas guiadas, sob a coordenação da equipe do Parque.

A programação da 8ª Primavera dos Museus contou com eventos variados como: visitas guiadas à casa sede do museu, exposições de artes plásticas e fotografia, mini concertos do Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos, atividades educativo-ambientais realizadas em parceria com a equipe da Sala Verde da Diretoria de Meio Ambiente da Agir, plantio de mudas de árvores na área do parque, entre outras.

Na Arena Marcier, houve a comemoração do 1º ano do Sarau Vira Lata Barbacena, no sábado, 27 de setembro, com música, poesia e performances teatrais. O domingo, 28 de setembro, foi marcado pelo show de lançamento da banda barbacenense New Hicks, que contagiou os presentes com seu repertório clássico sertanejo e de country music e ainda contou com a participação especial da dupla Alessandra e Wallace.

A exposição fotográfica “LUZ e CENA” pôde ser apreciada nos campus das universidades Presidente Antônio Carlos - UNIPAC e UEMG, em Barbacena, no período de 22 de setembro a 3 de outubro.

A coordenadora do museu, Deliane Dani, considera bem sucedida a participação da entidade na 8ª Primavera dos Museus, que teve como tema “Museus Criativos”. “O propósito de atrair públicos variados, através de interações modernas e criativas, estimulando a participação colaborativa da comunidade no espaço museal, foi plenamente alcançado”.

O museu fica no bairro Monte Mário. O Sítio Sant'Anna, onde residiu o artista plástico romeno Emeric Marcier, sua esposa Julita e os sete filhos do casal, é a sede do museu. O acervo é composto por afrescos, desenhos, pinturas de autoria de Marcier, além de mobiliário e objetos pessoais da família. Os afrescos foram criados pelo artista, no final da década de 40, quando passou a residir em Barbacena.

Maiores informações sobre horários e visitas ao museu podem ser obtidos através dos telefones (32) 3333-7501 e (32) 8863-2812, com a coordenação do local.


Busca de Notícias