Saúde bucal será reformulada para melhorar qualidade dos serviços


Com o objetivo de melhorar os indicadores de avaliação relativos aos serviços de saúde bucal à população, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo ampla reformulação das atividades do setor. O principal fator da medida é a baixa produtividade das equipes e as constantes reclamações das comunidades. De acordo com o Secretário José Orleans da Costa, várias providências serão tomadas visando “o aprimoramento dos processos de trabalho com reflexos positivos no atendimento à população”.

Nesta fase de transição para o novo modelo assistencial, Orleans assegurou que “não haverá desassistência”. Ele explicou que todas as pessoas que necessitarem de atendimento poderão se dirigir às unidades básicas de saúde, onde serão cadastrados para agendamento da consulta, que será realiza pelos profissionais efetivos do município, no Centro Ambulatorial Dr. Agostinho Paolucci, no bairro Vilela.

O novo projeto de saúde bucal que será implantado seguirá os termos da legislação federal, e terá como parâmetro o Programa Federal Brasil Sorridente. A meta é ofertar uma série de ações para a promoção, prevenção e recuperação efetiva da saúde bucal dos barbacenenses. Para Orleans, “a saúde bucal é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população”. O novo projeto articulará outras ações e visará realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal, disse o Secretário.

O Prefeito Toninho Andrada disse que “o principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Barbacena”. Dentro das linhas de ação do novo programa, esclareceu o Prefeito, “pretendemos a reorganização da atenção básica em saúde bucal, a ampliação e a qualificação da atenção especializada”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que durante a fase de transição para o novo modelo assistencial, os serviços de saúde bucal ficarão concentrados no Centro Ambulatorial Dr. Agostinho Paolucci – Antigo Hospital Escola do bairro Vilela, à rua Francisco Paes, 320. O horário de atendimento será de 07:00 hs às 11:00 hs e de 13:00 hs às 17:00 hs. Maiores informações no tel 3333-4121, com Rozana.


Busca de Notícias