Incentivo à leitura através da contação de histórias
A SEDUC optou por implantar o projeto para ser desenvolvido dentro das escolas municipais com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental


A arte de contar histórias é uma prática antiga. Além de estar na matriz das primeiras culturas, antes mesmo do surgimento da escrita, a contação de história hoje tornou-se um dos recursos mais completos no estímulo e acesso à prática da leitura. O projeto Saci-Pererê, desenvolvido pelo contador de histórias, Antônio Sebastião da Silva Filho, mais conhecido por Toninho Neguinho, foi lançado em meados de 2004, quando foi criada a primeira Biblioteca Infanto-juvenil no Centro Ferroviário de Cultura de Barbacena. O projeto atendia aos usuários daquele espaço e às visitas agendadas através das escolas. Com a transferência da biblioteca para o Museu 'George Bernanos', a Secretaria Municipal de Educação e Desporto optou por implantar o projeto para ser desenvolvido dentro das escolas municipais com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

Este ano, as escolas municipais São Sebastião, na localidade do Campestre II; Jovelino Jacinto Furtado, Embaixatriz Corina Andrada, Monsenhor Lopes, em Senhora das Dores; José Felipe Sad e no Museu Casa Emeric Marcier foram as contempladas com o projeto. A aprendizagem dos alunos é avaliada no dia-a-dia pela professora e demais atores envolvido, constatando uma crescente melhoria na socialização, na resolução de conflitos e no desempenho acadêmico dos alunos.

Quem é Toninho Neguinho?

Toninho Neguinho é bacharel em Direito, tornou-se profissional “free lancer” da literatura infanto-juvenil, atuando como contador de histórias, com destaque em concursos do gênero no Estado de Minas Gerais. Atuou também no Museu Municipal como restaurador e guia de visitas para os estudantes que ali se dirigiam e se deleitavam com suas histórias, retiradas de obras literárias dos mais renomados autores de livros infanto-juvenil. Ministrou várias oficinas na área para estudantes de pedagogia, letras e medicina na Universidade Presidente Antônio Carlos, com suporte pedagógico das equipes da Instituição.


Busca de Notícias