Escolas se preparam para avaliações do Simave
Provas serão realizadas entre os dias 4 e 6 de novembro


As escolas da rede municipal de ensino de Barbacena estão preparando seus alunos para as provas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que tem como uma das missões “avaliar para continuar avançando”. As provas do Simave serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em toda Minas Gerais. Compõem o Simave, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

O Simave é realizado pelo Governo Estadual e, através dessa avaliação, a Secretaria de Estado de Educação consegue identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública nos ensinos fundamental e médio em Minas Gerais.

No Proalfa, serão avaliados todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e, de forma amostral, alunos do 2º e 4º anos. No Proeb, serão avaliados todos os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O Simave tem como objetivo possibilitar o delineamento de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e fornecer às escolas subsídios para o redirecionamento de seus projetos pedagógicos, visando mais eficácia em suas ações.


Busca de Notícias