Prefeitura e Governo do Estado abrem as portas do Hospital Regional para a população
Barbacena inaugura Pronto Atendimento (PA) mais estruturado e equipado do interior do Estado


O prefeito Toninho Andrada acaba de cumprir mais uma das principais promessas feitas durante a sua campanha para prefeito. As novas instalações do Pronto Atendimento – PA de Barbacena foram inauguradas pela Prefeitura Municipal e o pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig, na tarde da última segunda-feira, 3. O PA possui agora amplo espaço e está equipado para oferecer um atendimento diferenciado e com total qualidade à população, passando a ser a Unidade de Urgência e Emergência mais bem equipada e estruturada profissionalmente, em funcionamento no interior do Estado.

Desta forma, o Hospital Regional assume um importante papel na saúde da cidade e região e abre as suas portas para o atendimento de Urgência e Emergência. São cerca de 350 novos profissionais, entre eles 80 médicos, e uma estrutura moderna e altamente equipada. O PA, que antes fazia parte da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, agora passa a integrar o complexo do Hospital Regional que atende não só Barbacena, mas a região. Um investimento de mais de R$ 8,5 milhões, que representa uma grande conquista para a população. É o início de um novo ciclo de desenvolvimento no setor de saúde do município. Com isso, a Prefeitura e o Governo do Estado dão um passo importante diante do propósito de oferecer uma saúde de mais qualidade para todos.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre elas o secretário Estadual de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o Presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, o prefeito Toninho Andrada, o deputado federal Bonifácio Andrada, o deputado estadual Lafayette Andrada, prefeitos, vereadores, secretários, autoridades civis, militares da cidade e região, como também profissionais da saúde e a população em geral.

Com a estrutura inaugurada, o próximo passo será o treinamento da equipe que irá atuar no novo PA e num prazo de 15 a 20 dias a população já poderá utilizar dos serviços da Unidade. Veja como fica o atendimento de Urgência e Emergência na cidade nas próximas semanas:

Na avaliação do prefeito Toninho Andrada é mais uma grande conquista para Barbacena. “Essa parceria envolvendo o Governo do Estado, a Fhemig, a Santa Casa e a Prefeitura Municipal, está dotando Barbacena e região com uma estrutura formidável para o seu Pronto Atendimento de urgência e emergência. Sabemos que hoje esse serviço é ofertado pela Santa Casa de certa forma até precária dada às limitações que a instituição tem de ordem financeira e operacional”, pontuou. Toninho disse ainda que a cidade carecia e demandava de uma ação um pouco mais arrojada e ampla. “É um momento importante porque todo o esforço em conjunto chega ao fim, praticamente concluindo esse esforço que demandou um investimento de R$ 8 milhões e 500 mil, a contratação de mais de 350 funcionários e dentre em breve a cidade e região estará desfrutando deste atendimento de muita qualidade, que é também uma demanda importante da população”, concluiu.

Para José Geraldo de Oliveira Prado, secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, a inauguração das novas instalações do PA sinaliza mais uma vez a importante parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Barbacena. “É uma preocupação contínua em garantir a melhor saúde possível e qualidade no atendimento à disposição da população de Barbacena e da região. O Governo do estado não mediu esforços para que a região pudesse hoje estar comemorando esta grande conquista para o seu sistema de saúde”, destacou o secretário.

 

Autoridades falam desta grande conquista para Barbacena 

Bonifácio Andrada - Deputado Federal e provedor da Santa Casa de Barbacena
A Santa Casa fica altamente satisfeita e aplaude aos dirigentes municipais e do governo do estado pela grande conquista. Estamos realizando na Santa Casa um trabalho que é do poder público, pois o PA é uma atividade do poder público municipal e estadual. Graças à compreensão do secretário de Estado José Geraldo, e aos esforços do prefeito Toninho Andrada, estamos resolvendo este problema com esse novo Pronto Atendimento que é uma vitória de toda a região. Uma grande obra que o Governador Anastasia deu para toda a população.

 

Lafayette Andrada - Deputado Estadual
Essa inauguração na verdade vem coroar o compromisso que o Governo do Estado cumpriu e vem cumprindo em cem por cento de tudo que foi acordado com o prefeito Toninho Andrada desde o início de sua gestão. A grande preocupação do prefeito era abrir o Hospital Regional para a população. É importante registrar nosso agradecimento ao Governo do Estado que nunca abandonou Barbacena em suas horas difíceis.

 

Antônio Carlos de Barros Martins - Presidente da Fhemig
Nosso objetivo é estar qualificando cada vez mais o atendimento à população de Barbacena e região. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, e a Prefeitura de Barbacena não mediram esforços para que pudéssemos estar aqui hoje contemplando o início dessa mudança com a inauguração do PA.

 

Dr. José Orleans da Costa - Secretário Municipal de Saúde
Não se trata somente de uma transferência do PA da Santa Casa para o Hospital Regional, mas de uma nova unidade de urgência e emergência de Barbacena que faz parte de um novo redesenho de um projeto de saúde implantado pela Prefeitura Municipal. É resultado de mais uma importante parceria do município com o Governo do Estado.

Amarílio de Andrade - presidente da Câmara Municipal de Barbacena
É uma grande conquista para Barbacena e toda a região o novo Pronto Atendimento. Tivemos a felicidade de em um projeto oriundo da vinda do Governador Anastasia a Barbacena e da liberação do recurso em um período extraordinário em aprovar, encaminhar para o prefeito sancionar dando a ele as condições mínimas para dar início a esse processo. É sem dúvida um grande avanço que bom para a Santa Casa, bom para Barbacena.

 

Denílson Alberto da Cruz - prefeito de Ressaquinha
Será de fundamental importância para o sistema de saúde não só para Barbacena que é uma cidade pólo, mas para toda a nossa região, porque assim a população vai ter um PA com atendimento que oferecerá mais qualidade.

 

Márcia Nakamura - Superintendente Regional de Saúde de Barbacena
Vejo este novo Pronto Atendimento como um novo ganho para a Macrorregião Centro Sul que atende a 51 municípios. Um novo espaço que apresenta mais conforto e com equipamentos de última tecnologia o que permitirá um grande avanço no atendimento. Um grande investimento do Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal.

 
Luiz Gonzaga da Silva - prefeito de Capela Nova
Vai ser um grande avanço em todo o sistema de saúde da região e, principalmente para os municípios pequenos, como é o caso de Casa Grande, que sempre traz para Barbacena seus pacientes que necessitam de uma atendimento mais especializado.


Dr. Jorge Correa - diretor Geral do Hospital Regional
É um grande salto para Barbacena e uma oportunidade única de termos uma saúde de mais qualidade, responsabilidade e segurança. Barbacena tem agora uma estrutura bem profissionalizada que possa atender as demandas de toda a região. Todos os equipamentos são novos, de última geração, os investimentos rigorosos para poder oferecer um atendimento de qualidade e tranquilidade para a população.


Osvaldo Fernandes - presidente do Sindicomércio

Barbacena está em festa porque é muito importante a inauguração deste Pronto Atendimento que traz para a cidade um serviço integrado com toda a modernidade que a cidade ainda não tinha presenciado. Com certeza vai minimizar o atendimento de saúde para a população. Toda a região vai sair ganhando com isso. O prefeito Toninho Andrada e todas as entidades envolvidas estão de parabéns

 

Dr. Luiz Eduardo Grisolia – Diretor do Hospital Ibiapaba
Realmente é uma conquista maiúscula para o nosso sistema de saúde. Entendemos que a porta de atendimento para o usuário tem que ser pública, porque os gestores têm melhores condições de alocar leitos e recursos para a área da saúde. Parabenizo à gestão do Hospital Regional, ao prefeito Toninho Andrada por esta iniciativa porque é uma grande conquista para o atendimento de urgência e emergência da região. 


Busca de Notícias