Barbacena pronta para vacinação contra Poliomielite e Sarampo
Campanha será realizada de 8 e 22 de novembro


Barbacena está pronta para realizar a Campanha de Vacinação Infantil contra o vírus da Poliomielite e Sarampo. Dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), vai realizar a Campanha no período de 8 e 22 de novembro de 2014, para as crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade. O Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro e no último dia da Campanha. A expectativa em Barbacena é que 6.546 crianças sejam vacinadas até o final da campanha.

O objetivo da vacinação contra a Poliomielite é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da Poliomielite.

Diferente da Poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes. O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.

O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral, que também protege contra rubéola e caxumba, são crianças de 1 a 5 anos incompletos. Em Barbacena a estimativa é promover a vacinação contra o Sarampo de 5.830 crianças.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde. Na Zona Rural de Barbacena, a vacinação acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro. As crianças deverão ser levadas às Unidades munidas do Cartão de Vacinação.


Busca de Notícias