Prefeitura inaugura novas instalações da Casa de Acolhimento
A Casa, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e familiar, foi cedida ao município sem ônus pelo Rotary Clube Monte Mário


A Prefeitura inaugurou na manhã da última quinta-feira, 06, as novas instalações da Casa de Acolhimento de Barbacena. Uma grande conquista para o serviço social da cidade, fruto da parceria firmada entre o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS), e o Rotary Clube Barbacena Monte Mário, que fez a cessão do imóvel sem custo de aluguel. A Casa de Acolhimento é uma unidade destinada a abrigar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e familiar e é mantida pela Prefeitura. Atualmente a Casa tem 14 adolescentes de até 15 anos sob sua responsabilidade. Eles são oriundos de Barbacena e cidades da região.

Na Casa, os beneficiários recebem assistência integral necessária, a fim de permitir que sejam reintegrados à sociedade. Residem lá até que estejam preparados para retornarem às suas famílias e recebem todo um atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistência social, além de alimentação, saúde, acompanhamento escolar e diversas atividades desenvolvidas através de oficinas.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, esse novo espaço da Casa de Acolhimento é resultado de uma importante parceria da Prefeitura com o Rotary que cedeu o espaço gratuitamente ao município e coube a prefeitura promover uma ampla reforma, equipar o local e a fazer a gestão dos trabalhos. “É um momento muito festivo em que a Prefeitura consegue concluir mais uma parceria importante, permitindo que as crianças e os jovens atendidos pela Casa de Acolhimento possam ser acolhidos em um local mais estruturado e, assim, trabalhar seu retorno para o seio familiar, enfim, da sociedade”, pontuou Toninho.

Quem também destacou a grande conquista para as atividades sociais foi Paulo César de Oliveira, Governador do Distrito 4.580 do Rotary Internacional. “O Rotary tem trabalhado muito em parceria porque sem ela, nossa organização não consegue fazer muito. É justamente o que esta acontecendo aqui, as duas instituições, Prefeitura e Rotary, imbuídas no mesmo sentido, a promoção do social da comunidade barbacenense”, disse. Já para Márcio Matos Pinheiro, presidente do Rotay Clube Barbacena Monte Mário, foi uma grande satisfação e uma importante realização para a cidade tal iniciativa, oferecendo mais conforto para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Rita Candian, secretária Municipal de Coordenação de Programas Sociais, a Casa de Acolhimento já existe há muitos anos, mas estava funcionando em condição muito precária. “Com essa parceria do Rotary vamos poder oferecer mais conforto para nossas as crianças e os adolescentes que estão precisando dos nossos cuidados dando a eles mais dignidade de vida e fazendo com que entendam que aqui provisoriamente é o lar deles”, concluiu.

Estiveram presentes ao evento, além do prefeito e representantes do Rotary; o vice-prefeito, Mário Raimundo; o vereador Márcio do Odeite; o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Jesus Milagres; o cônego Antônio Eustáquio que fez a bênção do local, secretários e chefes de serviços, representantes de vários setores da sociedade e a moradores.


Busca de Notícias