Prefeitura vai instalar pólos de “Academia Saúde” em treze bairros
Outras cinco novas academias ao ar livre em quatro bairros e em Correia de Almeida também já estão sendo licitadas


Com projetos de destaque nas áreas de saúde e educação, a Prefeitura de Barbacena vem dando atenção especial também ao esporte. E a população é que vem ganhando com ações e serviços voltados ao bem-estar. Uma prova disso é que a Prefeitura aderiu ao programa do Ministério da Saúde, que, desde 2011, vem promovendo a implantação e implementação de pólos de Academia da Saúde nos municípios brasileiros. A licitação para a contratação da empresa que fará a instalação das academias já está sendo elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pólos estarão vinculados aos Núcleos de Assistência à Saúde da Família e às Unidades Básicas de cada localidade.

A Prefeitura vai instalar 13 pólos, que irão beneficiar moradores dos seguintes bairros e localidades: Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, São Francisco, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, 9 de março, Santo Antônio, Monte Mário, Carmo, Praça da Rua da Bahia e João Paulo II.

O Programa

Academia da Saúde tem como um de seus pontos centrais a implantação de pólos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, o que potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa. É, portanto, mais um espaço do SUS de referência e de vivência nos territórios que compõem as redes de atenção à saúde.

O programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe à realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os pólos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros.

Academias ao ar livre

No próximo dia 17 de novembro, será realizada licitação para aquisição de equipamentos para instalação de cinco academias ao ar livre no município. Atualmente, uma academia do mesmo programa está em funcionamento na praça da rua Bahia, atendendo em torno de 100 a 220 pessoas por dia. Com as novas academias, a expectativa é que o número de pessoas beneficiadas diariamente passe a ser de pelo menos 1000. E os locais para a instalação das novas academias ao ar livre também já foram definidos: Praça Prudente de Moraes, Bairro do Campo; Praça Armando Julho Neves, Bairro Boa Vista; Praça Crispim Jacques Bias Fortes, Distrito de Correia de Almeida; Praça Coronel Cipriano Rodrigues Miranda, Bairro Vilela; Rua Demétrio Ribeiro, entre os números 152 e 335 - Bairro Santo Antônio.

O prefeito Toninho Andrada destacou a importância dos pólos de Academia Saúde e das novas academias ao ar livre: “O projeto é totalmente voltado à população e se justifica pela necessidade do Município de incentivar a prática esportiva e o lazer, o que tem reflexos altamente positivos na área da saúde. Daí a necessidade de serem criados locais seguros e confortáveis, com espaços apropriados, aparelhos ergométricos e estrutura para a prática de esportes, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida, valorização e integração social para a população local, como também a otimização do espaço público”, destacou.

Incentivando a prática de esportes: entre os recentes projetos criados pela Prefeitura, voltados à saúde e ao esporte, está o Programa Caminhar, que é desenvolvido por secretarias municipais, com o apoio da iniciativa privada, e visa a estimulação da prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida através da formação de grupos de caminhada e corrida.

No Programa Caminhar, as atividades são orientadas por educadores físicos e contam com acompanhamento de profissionais da saúde e o apoio do Serviço de Água e Saneamento (SAS) no fornecimento de água. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, no horário de 19h30 às 21h30, quando o trecho da Avenida Sanitária fica fechado para veículos, do bairro Santa Tereza até a avenida Pereira Teixeira.


Busca de Notícias