Prédio da Câmara Municipal será reaberto em dezembro
A sessão solene de reabertura está marcada para o dia 5 de dezembro


O Palácio da Revolução Liberal, prédio onde funciona a Câmara Municipal de Barbacena, depois de um ano e meio fechado para reforma, já tem data marcada para voltar a abrigar as atividades do legislativo. A sessão solene de reabertura está marcada para o dia 5 de dezembro. A obra envolveu troca do forro, piso, parte elétrica e hidráulica, modernização dos banheiros que fazem parte de um anexo que foi construído na década de 1960, atendendo também as exigências do Corpo de Bombeiros sendo feita a construção de banheiros para atendimento às pessoas com necessidades especiais. Durante o período de reforma, a Câmara municipal funcionou na avenida Pereira Teixeira, prédio do antigo Colégio Palomar.

Segundo Amarílio Andrade, presidente da Câmara, o projeto de reforma do prédio custou cerca de R$ 160 mil. “Tudo foi feito de acordo com o Patrimônio Histórico, uma vez que o prédio é tombado, e atendemos também as questões de segurança levantadas pelo corpo de Bombeiros, entregando para a população de Barbacena um prédio moderno e adequado ao atendimento dos moradores da cidade e toda região”, esclareceu.

O Palácio da Revolução Liberal de Barbacena, antiga Casa de Câmara e Cadeia, construção típica da época colonial é anterior ao ano de 1789 quando foi adquirida pelo Senado da Câmara de seu antigo proprietário, Sr. João Afonso Rodrigues, quando passou a ser usado para fins públicos. O projeto arquitetônico, embora não documentado, é atribuído ao conhecido construtor português José Fernandes Pinto de Alpoim, que fez fama como construtor dos grandes prédios públicos das Minas Gerais do séc. XVIII. 


Busca de Notícias