Centro de Convivência: um espaço voltado para a ressocialização
A finalidade dos trabalhos é favorecer o processo de ressocialização, inserindo os participantes no convívio social


Dentro da Rede de Assistência Psicossocial do Município de Barbacena está o Centro de Convivência que chega a atender por semana 60 pessoas de maneira muito descontraída através de suas oficinas. A finalidade dos trabalhos é favorecer o processo de ressocialização, inserindo os participantes no convívio social, além de servir como um recurso complementar ao tratamento do portador de sofrimento mental, contribuindo para a sua estabilização através de atividades produtivas e do convívio em um ambiente de respeito a singularidade de cada um.

O Centro de Convivência é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e desenvolvido em uma importante parceria com o Instituto Bom Pastor. Os beneficiados são encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial - Caps III , o Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD, as residências terapêuticas, o Hospital Dia Álcool e Drogas, ambulatório da Fhemgi ou são da comunidade em geral.

Atualmente são desenvolvidas as seguintes oficinas: pedagógicas, bordados, crochê, tricô, tapete, costura, pintura em MDF, cestaria em jornal, reciclagem, oficina lúdica, forticultura, contação de estórias, música, ginástica chinesa e oficina de sabão. Mas várias outras atividades acontecem durante todo o ano levando muita diversão para os assisticos. Segundo Marilene Rocha, coordenadora do Centro de Vivência, na última semana deste mês de novembro acontecerá uma mostra de natal com todos os trabalhos artesanais realizados durante as oficinas. 


Busca de Notícias