Escolas de Barbacena na Avaliação Nacional de Alfabetização
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática


As escolas públicas de país vão passar pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), de 17 a 28 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será o responsável pela coordenação da Avaliação. Em Barbacena, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto vem preparando as escolas para o processo avaliativo, que testa os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.

Serão avaliadas as escolas públicas urbanas e rurais com, no mínimo, 10 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental regular, organizado no regime de 9 anos. Tanto a ANA, quanto a Provinha Brasil, que será aplicada no final de novembro para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, passaram a compor o “Eixo Avaliação” do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.”

Os objetivos específicos da ANA 2014 são estimular a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira; subsidiar a elaboração de políticas educacionais para o ciclo de alfabetização; aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática dos estudantes, por meio de testes de leitura, escrita e matemática; produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino, por meio de questionários aplicados a professores e a gestores das escolas públicas urbanas e rurais.

Os resultados de desempenho da ANA 2014 vão se referir à distribuição percentual dos alunos nos níveis de proficiência para cada unidade escolar avaliada, para os municípios e para as unidades da federação, além de informações sobre indicadores contextuais relacionados às condições em que ocorre o trabalho escolar.


Busca de Notícias