Conservatório Municipal é referência na formação de músicos
Escola de música terá um número maior de vagas em 2015


O Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos é uma verdadeira usina de talentos. Há mais de 20 anos, atua como um importante centro de formação musical em Barbacena. Mantido pela Prefeitura, através da Diretoria de Cultura e Turismo da Agir, a escola investe em profissionais qualificados, em uma estrutura diferenciada e em equipamentos de qualidade, oferecendo mais vagas a cada ano.

O Conservatório foi criado na primeira gestão do atual prefeito Toninho Andrada, através da Lei Municipal 2908/93, em um esforço conjunto com a musicista Alvarina Dias Velludo. Começou a funcionar em 1994 e, desde então, vem atuando no desenvolvimento de novos talentos da música sem qualquer interrupção.

Há 8 anos, está instalado no Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária de Barbacena e dispõe de 6 salas de aulas amplamente equipadas, incluindo um auditório, também usado no ensino, para pequenas apresentações (em atividades maiores, o Conservatório usa a galeria do Cefec e o Auditório da Agir). São ao todo 15 professores e diversos cursos, como violão, violino, piano, teclado, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, além de matérias como prática de orquestra, canto coral e percepção musical.

 

Mais vagas em 2015

Neste ano, o Conservatório disponibilizou cerca de 400 vagas em vários níveis de ensino, alcançando desde crianças e jovens de escolas públicas municipais e estaduais até idosos. 'Nós temos alunos de 6 a 80 anos de idade', salienta o diretor, David Sad. A meta é que, em 2015, o número de vagas chegue a 550. “Com a estrutura e com os professores, nós temos a capacidade de alcançar e dar ainda mais oportunidade para quem tem interesse em estudar com a gente”, afirma.

Todos os educadores têm formação musical e a qualidade do ensino é amplamente reconhecida pelos alunos. “Nós somos muito bem tratados, é de igual para igual, e aqui todo mundo é amigo”, destaca Yolanda Frizoni, que tem 63 anos e estuda teclado há dois anos.

Ricardo Protásio, que é militar e começou a estudar teclado no início do ano, vê o aprendizado no Conservatório como único: “Está sendo maravilhosa essa experiência. Eu cheguei aqui cru e, em pouco tempo, evoluí demais, de um jeito que motiva a continuar. Aqui tem uma equipe muito boa, com os professores tendo toda dedicação e empenho em nos ensinar. Quem gosta, pode procurar, porque será bem recebido.”

 

Projetos e atividades

O Conservatório Municipal, além da programação regular, que segue o calendário das escolas municipais, desenvolve uma série de projetos e atividades ao longo do ano. Uma das iniciativas específicas é a capacitação de professores da rede pública para trabalhar a música nas escolas. Também são feitas parcerias com universidades e sociedades musicais para ampliar o alcance dos trabalhos.

A escola de música conta com um calendário que abrange o ano inteiro e, sobretudo ao fim dos semestres, são realizadas apresentações voltadas para o público barbacenense. Neste segundo semestre, 15 atividades movimentaram a cidade. A primeira foi no dia 14 de novembro, no Auditório da UEMG. Outras 14, incluindo audições de vários instrumentos, recitais e concerto, se estendem até o dia 16 de dezembro, finalizando com o Concerto de Natal, às 20h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

 

Música e cultura

Barbacena ganhou muito com o surgimento da escola. Para David Sad, “o Conservatório tem uma importância fundamental, sobretudo na fomentação da cultura, incentivo às artes e qualidade de vida para os estudantes. Além disso, fez com que fosse possível o atendimento a um número expressivo de pessoas de diversas camadas sociais, muitas delas sem condições de pagar por aulas particulares”.

Segundo o Diretor de Cultura e Turismo da Agir, Edson Brandão, “o poder público tem o dever de criar iniciativas que fortaleçam o cenário musical, oferecendo um ensino especializado e de qualidade. O Conservatório merece toda a atenção e nós temos projetos ambiciosos para ele.”

 

Inscrições para novos alunos em fevereiro

As inscrições para os alunos matriculados são feitas em etapas e foram iniciadas neste mês. Para novos alunos, as inscrições serão entre os dias 2 e 16 de fevereiro. O Conservatório está aberto de segunda a sexta-feira, funcionando nos três turnos. As aulas geralmente acontecem duas vezes por semana, sendo individuais, em dupla ou grupos pequenos, dependendo do instrumento. Os interessados podem procurar a secretaria do Conservatório, na Praça da Estação, no Centro de Barbacena, ou através do telefone (32) 3339-2086. 


Busca de Notícias