Parceria entre Imaip, Prefeitura e SUS permite que hospital tenha 95% de seu atendimento gratuito
Prefeitura se transformou em parceira neste processo com liberação de recursos mensais para a instituição


Um ano depois de abrir novamente suas portas para o atendimento à população de Barbacena e região, o Hospital e Maternidade Isabel Cristina - Imaip, que é uma instituição filantrópica, segue oferecendo um serviço de qualidade. Cerca de 95% desse serviço e feito pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O retorno de suas atividades é fruto de um trabalho de parceria com a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde - Sesap, que repassa para a instituição uma verba mensal. Outro parceiro é o SUS, que este ano permitiu aumentar o número de atendimentos, frente a novos repasses financeiros. Atualmente, a Policlínica atende mais de oito mil pessoas por mês.

Dentro da rede municipal de saúde, no que se referente ao pronto atendimento, a Policlínica e Maternidade é responsável pelo atendimento de urgência e emergência de baixo risco e para este tipo de serviço está aberta à população das 7h às 19h. Segundo Otávio Augusto Ramos Vieira, diretor administrativo, são executados diversos procedimentos que há mais de quatro anos não eram realizados em Barbacena, como cirurgia de catarata e outras, eliminando uma fila de espera que existia na rede. “Temos ainda o exame de ultrassonografia, que também não vinha sendo ofertado pelo SUS. Fizemos a aquisição de um novo aparelho de ultrasson, o que está nos permitindo atender a demanda que é grande; temos excelentes equipamentos no nosso bloco cirúrgico onde fazemos cirurgias de média complexidade”, destacou.

É importante ressaltar que dentro de suas atividades é oferecida à população consultas de oftalmologia, sendo cerca de 300 por mês, e de acordo com a direção, vem trabalhando para poder ofertar à população 500 consultas. “Todos os serviços eletivos como cirurgias, ultranossografia, oftalmologia são agendados previamente pela rede municipal de saúde, principalmente através das Unidades Básicas de Saúde – UBS. Tudo isso se deve à parceria firmada com a Prefeitura e o SUS”, pontuou Otávio.

Além de atender pelo SUS, há também procedimentos pelos planos ou particular, o que de acordo com a direção ainda é muito pouco, correspondendo apenas por 5%. Um dos grandes destaques dentro de todos os serviços é o da Hora do Trabalhador, Uma inovação da Prefeitura, que visa reforçar as atividades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, ofertando atendimento diferenciado ao trabalhador urbano e rural, que em razão de sua jornada de trabalho tem dificuldade de procurar serviços médicos e assistenciais nos horários tradicionais.


Busca de Notícias