Barbacena vai sediar maior evento da raça campolina do país
Parceria entre Prefeitura e a Associação Nacional dos Criadores do Cavalo Campolina possibilitará, pela primeira vez, em 35 anos, a realização da semana nacional da raça, fora da capital do Estado


Barbacena vai ser palco de mais um grande evento em nível nacional, desta vez a cidade receberá a Semana Nacional do Cavalo Campolina, o maior evento da raça realizado no país. A exposição acontecerá em outubro de 2015. Será a 35ª edição, que compreenderá dez dias de competição e terá mais de mil animais participando dos julgamentos. A Semana Nacional do Campolina sempre aconteceu na Gameleira, em Belo Horizonte, e, desta vez, será a primeira edição a ser realizada em uma outra cidade. Vários os fatores contribuíram para que a cidade fosse escolhida. Entre eles, a localização geográfica, o excelente Parque de Exposições que a cidade possui e o total interesse da Prefeitura Municipal. Além da programação técnica, a Semana terá ainda três leilões e shows.

A vinda do evento para o município é resultado de um trabalho em conjunto realizado pelo Prefeito Toninho Andrada e pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Paes Fortes Feres, que é também o presidente do Clube do Cavalo de Barbacena. Para se chegar a esse resultado, os dois mantiveram inúmeros contatos com os organizadores do evento, ao longo dos últimos seis meses. “Essa ótima notícia nos foi transmitida no início desta semana pelo próprio presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horts Silveira Pinto”, disse Getúlio destacando que a determinação e disposição do prefeito foram fundamentais para convencer a Associação a trazer o evento para a cidade.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, a responsabilidade sobre o evento é da Associação, que em Barbacena terá como grande parceira a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Ele disse ainda, que a Associação prevê que mais de 10 mil pessoas entre criadores, expositores e familiares, além daqueles que são amantes da raça, irão permanecer em Barbacena durante a exposição, movimentando a parte hoteleira, o setor alimentício, enfim, todo o comércio local. “A cidade vai ganhar muita visibilidade por causa da divulgação do evento, por atrair grandes empresas que colocam seus produtos em exposição e pelos negócios que aqui serão realizados”, pontuou.

A 34ª Semana - Cerca de dez mil pessoas visitaram o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), durante a 34º Semana Nacional do Cavalo Campolina, que ocorreu entre 8 a 18 de outubro. O evento contou com 130 expositores e quase 500 cavalos nos concursos de marcha e morfologia. Participaram criadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal e também de Alagoas, Espírito Santo e Ceará, onde a raça ainda é pouco conhecida. Mais importante do que cifras, os remates aproximaram novos criadores e usuários. Já as provas funcionais reuniram quase 90 animais montados, dos mais experientes aos mais jovens. O mercado também presenciou uma das maiores premiações do mundo equestre, com a distribuição de 13 carros e 7 motos, avaliadas em R$ 300 mil.


Busca de Notícias