CTA promove ação preventiva contra a AIDS
Além de conversar pessoalmente com as pessoas, os profissionais distribuíram panfletos educativos para os moradores


O dia 1º de dezembro foi transformado num marco na luta contra a Aids em diversos países do mundo. No Brasil, desde o fim dos anos 1980, este dia foi instituído como meio de chamar atenção para a prevenção e desmistificar preconceitos contra a doença. Foi o que fez o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Barbacena, na manhã da última segunda-feira, dia 1º, quando montou um estande na praça dos Andradas com o foco de chamar a atenção da população sobre a extrema importância da prevenção da doença. Além de conversar pessoalmente com as pessoas, os profissionais distribuíram panfletos educativos para os moradores.

 Apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus, um dos maiores problemas que envolve a doença continua sendo a falta de diagnóstico. “É preciso alertar toda a população, porque a aids é uma doença silenciosa e que merece uma atenção a parte. Todos devem procurar o CTA para que sejam feitos os devidos exames e assim, conversarmos um pouco a respeito do sexo seguro”, disse o Dr. Ângelo Feres, coordenador do CTA de Barbacena.

O aumento de casos no Brasil é de mais de 50% em seis anos. “O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que acabou e que está tudo bem. Esta é uma doença grave. Vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. A aids não tem cura, você pega o vírus, o tratamento pode controlar a doença, mas você vai ter problemas pelo resto da vida”, destacou.

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona na rua José Francisco Paes, 320 - bairro Vilela. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3333-4787.


Busca de Notícias