Sessão Solene marca reinauguração do Palácio da Revolução Liberal
Câmara condecora com Medalha da Ordem do Mérito


Um dia especial marcado por homenagens e que relembrou os grandes momentos vividos no Palácio da Revolução Liberal, que é sede do Poder Legislativo de Barbacena de desde 1791. Assim foi a reinauguração do prédio da Câmara Municipal de Barbacena, que reabriu as portas, no último dia 5 de dezembro, depois de quase 15 meses fechado para reforma, com a realização de uma Sessão Solene. A sala de reuniões ficou totalmente tomada pelo público, que pode acompanhar a condecoração dos agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito.

A Ordem do Mérito foi criada pelo Decreto Legislativo 469, de 16 de julho de 1998, e tem como finalidade homenagear pessoas físicas ou jurídicas nacionais ou estrangeiras, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao Município, Estado ou Nação tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento pela Câmara Municipal de Barbacena.

A Insígnia da Ordem é instituída nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Ela traz na sua face representação da Coluna da Liberdade e no verso o Palácio da Revolução Liberal. Para ser agraciado com a medalha, o nome indicado preciso ser aprovado, em votação por deliberação, por dois terços da Câmara Municipal.

Responsável por promulgar o decreto que criou a Ordem do Mérito, o presidente da Câmara, vereador Amarílio Andrade, foi o orador oficial da Sessão Solene. Amarílio citou o motivo pelo qual cada um dos homenageados foi escolhido para receber a Medalha, não deixou de lembrar a história do Palácio da Revolução e como foi o procedimento da reforma. “Tudo foi feito de acordo com o Patrimônio Histórico, uma vez que o prédio é tombado, e atendemos também as questões de segurança levantadas pelo Corpo de Bombeiros, entregando para a população de Barbacena um prédio moderno e adequado ao atendimento de Barbacena e toda região”.

Como orador dos agraciados com a Medalha, o professor Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, também lembrou a rica história de Barbacena, passando pelo Palácio da Revolução Liberal. Em seu pronunciamento, falou frases de efeito, destacando que “A integridade do homem é o primeiro passo para grandeza” e finalizou deixando uma mensagem àqueles que vislumbram a carreira pública: “Todo aquele que sonha com o que pode fazer pela sociedade está credenciado a servir a vida pública”.

A Sessão Solene também marcou o descerramento das fotos, na galeria dos ex-presidentes, dos vereadores Luiz Gonzaga de Oliveira e Carlos Roberto Batista (Kikito).

AGRACIADOS NO GRAU – GRANDE MÉRITO: Carlos Afonso Diniz (post-mortem), Coronel Carlos Hilário de Castro, deputado federal Luiz Fernando Faria, Dr, Altair José Savassi (post-mortem), Dr. Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, Dr. Vicente de Paulo Araújo (post-mortem) e o empresário Celeste Marino Discacciati.

AGRACIADOS NO GRAU – MÉRITO ESPECIAL: Dr. João Roberto Gonçalves de Souza, Dr. Osvaldo Fernandes Pereira Júnior, Dr. Saed Divan, Dr. Sérgio Luiz Barreto Campello Cardoso Ayres, Doutora Giovana Zappa Barbosa, Fábio Gonçalves (Saint Gobain), jornalista Luiz Gonzaga França Carneiro, Emiliano Furtado Campos (Secretário Municipal de Obras e Mobilidade Urbana) e Getúlio Paes Fortes Feres (Secretário Municipal Desenvolvimento Rural).

AGRACIADOS NO GRAU – MÉRITO: Dr. José Luiz Marinho de Paula, empresário Cesar Roberto Silveira, empresário Paulo César Bianchetti, jornalista Claudyr José, jornalista Odair José Ferreira, professor Cesar Alexandre Nunes Ferreira, professor José Roberto Ribeiro Lima e Welington Genuino Capistrano.


Busca de Notícias