Prefeitura e Abarflores inauguram Centro de Comercialização de Flores
Projeto de R$ 1 milhão promete resgatar cultura do plantio de rosas e flores em Barbacena


Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, o Centro de Comercialização de Flores de Barbacena foi inaugurado nesta quinta-feira, 11. Com expectativa de colocar Barbacena novamente como um dos principais centros do país na comercialização de rosas e flores, a Unidade é resultado de uma ação conjunta da Prefeitura, Governo do Estado, Associação Comercial de Barbacena e a Associação Barbacenense dos Produtores de Rosas e Flores (Abarflores). O novo espaço está localizado na interseção da BR 040 com o Anel Viário de acesso à BR 265. O Centro será operacionalizado com o suporte da Prefeitura e conta com uma estrutura moderna e adaptada para o incremento das atividades floricultoras.

Toninho Andrada falou do trabalho realizado para conseguir colocar o Centro em funcionamento. “A Abarflores no passado havia conseguido, junto ao Governo do Estado, verbas e recursos, que foram intermediados pelo deputado Lafayette Andrada, para a construção desta grande unidade de distribuição e comercialização de flores, mas durante vários anos, após a construção do Centro, havia muita dificuldade, inclusive financeira, para que na prática o Centro pudesse operar. Então, nosso governo abraçou a causa, fizemos um convênio com a Abarflores e a Prefeitura assumiu a gestão administrativa desta unidade, para efetivamente coloca-la em funcionamento, o que é fundamental para a cadeia produtiva”.

Toninho Andrada destacou também a mudança na comercialização de rosas e flores a partir do trabalho que será desenvolvido pelo novo Centro. “Nós temos excelentes produtores, a qualidade da nossa rosa é reconhecida mundialmente, mas Barbacena não tem uma estrutura de comercialização, nosso produtor tem dificuldade de colocar seu produto no mercado, mas agora passa a contar com um grande centro de comercialização, para que a nossa produção possa entrar de uma maneira firme no mercado, garantindo ao produtor o retorno de seus investimentos, mantendo assim o seu trabalho altamente produtivo”.

Diretor de Fomento Econômico da Agir, Felipe Alvim lembrou a tradição do cultivo de rosas e flores no Município para destacar a importância do novo Centro. “É um importante marco para Barbacena, é um resgate da cultura e da produção de rosas. Esse projeto tem como objetivo diminuir o descarte de rosas e flores, fazendo com que os produtores possam investir cada vez mais e ampliar sua produção Termos certeza, que a partir desta estrutura que está sendo oferecida a eles, a cidade pode cada vez mais ampliar sua participação no mercado nacional e internacional de rosas e flores”.

O presidente da Associação Comercial de Barbacena, Flávio Franco, destacou a importância do novo projeto para a economia do Município. “É de fundamental importância este investimento para a economia da cidade, por isto a Associação Comercial entrou como parceira deste projeto, juntamente com a Abarflores, a Prefeitura e o Governo do Estado. Nós acreditamos que Barbacena tem condições de retomar sua posição no mercado nacional e conquistar o mercado internacional. E esta unidade será fundamental para alcançarmos este objetivo”.

O produtor de rosas Jair Marciano da Silva falou da importância do novo Centro também para os novos produtores. “Esta unidade vai ser uma alavanca para a distribuição de flores dos produtores de Barbacena, principalmente para aqueles que ainda não estão no mercado ou estão começando e encontram dificuldades”.


Busca de Notícias