Sessão Solene encerra, com homenagens, ano na Câmara dos Vereadores
Professor José Augusto Penna Naves recebeu Medalha Sobral Pinto


O encerramento do ano na Câmara de Vereadores de Barbacena foi marcado por homenagens. Em Sessão Solene realizada no Palácio da Revolução Liberal, o Poder Legislativo homenageou com a Medalha Sobral Pinto ao professor José Augusto de Oliveira Penna Naves, que é também secretário Chefe da Casa Civil. A Medalha foi instituída com apoio, incentivo e consentimento expresso do saudoso barbacenense Heráclito Fontoura Sobral Pinto, para homenagear cidadãos que tenham efetivamente se destacado na defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas. O prefeito Toninho Andrada foi representado na Sessão pelo vice-prefeito, professor Mário Raimundo de Melo.

A Sessão Solene também homenageou com o título de Cidadão Honorário de Barbacena, ao Dr. Marco Estevão Bomfim da Silva; com título de Cidadão Benemérito de Barbacena, ao Dr. Selênio Campos. Também foram entregues placas alusivas aos 90 anos do Banco do Brasil, instituição que que foi representada pelo superintendente regional Carlos Henrique Resende, e em comemoração aos 119 anos do Colégio Imaculada Conceição, representado pela Irmã Maria dos Santos Resende.

Homenageado com a Medalha Sobral Pinto, o professor José Augusto de Oliveira Penna Naves dedicou a condecoração aos seus alunos. “É uma honra ter recebido esta medalha, que dediquei em especial ao trabalho que por vários anos fiz com os alunos das várias faculdades da Unipac, defendendo e levando o ensino do direito humano e da democracia à juventude. Foi, em grande parte em razão do meu trabalho na área de educação, que eu recebo esta medalha, por isto esta homenagem aos estudantes, que de geração em geração passaram conhecendo a penitenciária, o manicômio, o Poder Executivo, Poder Legislativo, os hospitais, ou seja, transpondo os muros da faculdade”.

 

Sempre empolgado, o presidente da Câmara, vereador Amarílio Augusto de Andrade, destacou as homenagens feitas pela Casa. “É um momento histórico, de novo, para esta Câmara Municipal. O Poder Legislativo, entre as inúmeras funções que ele tem, uma é esta, a de homenagear os homenageáveis e foi isto que fizemos. Prestamos uma homenagem ao Banco do Brasil, esta instituição que ajudou a impulsionar o progresso da cidade; ao Colégio Imaculada, que formou tantos ilustres barbacenenses; enfim, nós nos reunimos para este momento importante neste final de ano. E o grande momento foi poder prestar esta homenagem ao Dr. José Augusto Penna Naves, com a Medalha Sobral Pinto, que é a maior condecoração de nossa terra. O José Augusto foi nosso colega aqui na Câmara, foi um vereador dos mais atuantes, tem uma vida de serviços prestados a Barbacena e à região, à educação, aos direitos humanos”.

Juiz da 2ª Vara Civil de Barbacena, Marcos Alves de Andrade também prestigiou a Sessão Solene da Câmara Municipal e falou positivamente das homenagens. “A Câmara tem que homenagear mesmo aqueles que auxiliam a cidade. A Medalha Sobral Pinto, por exemplo, homenageia àqueles que fazem muito pela cidade. Eu já recebi aqui (na Câmara), o título de Cidadão Honorário, que é uma das maiores homenagens que já recebi nesta vida no Poder Judiciário”.

O médico Selênio Campos, sempre sorridente, mostrou sua satisfação com a condecoração. “Eu fiquei extremamente honrado e classifico esta como uma das maiores homenagens que já recebi. Sou extremamente agradecido e tudo aquilo que falaram sobre a minha pessoa, eu fiquei olhando e me perguntando, pois não acho que tenho tantos valores como os que foram falados pelas pessoas que me homenagearam”.


Busca de Notícias