Barbacena recebe ópera em tributo a Amin Feres
Ópera Effectus se apresenta nesta quinta-feira em um evento aberto ao público


O professor e cantor lírico, Amin Feres será o grande homenageado de um recital que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 18, às 20h, na Matriz de Nossa Senhora da Assunção. O evento, que busca impulsionar a frequência dessa arte e cultura na cidade, está sendo promovido pela Luz Consultoria Criativa e a produtora artística Ana Luiza Feres, contando com o apoio da Prefeitura de Barbacena, através da AGIR, integrando a programação do Natal Celebra Vida.

A apresentação será com o Opera Effectus, um recital de canto lírico com a soprano Eliseth Gomes e o tenor Francisco Simal, acompanhados pelo pianista Wagner Sander, que integram o grupo Ópera Studium da UFMG. A entrada é gratuita.

Amin Feres, nascido em Ressaquinha, tinha Barbacena como sua cidade de coração, onde morou por muitos anos e levou o nome do município para palcos de ópera do país e do exterior. Amin também obteve renome pelos seus esforços, não somente pela criação de novos espaços para a ópera e a música erudita, mas pela preocupação na formação de público e artistas.

O grupo Ópera Studium, da UFMG, teve como mentor e criador, Amin Feres, e projetou além dos artistas que se apresentarão em Barbacena, vários outros para o cenário operístico nacional e internacional. No repertório deste recital, o público poderá apreciar árias das óperas Tosca, La Traviata, A Viúva Alegre, dentre outras, além de canções napolitanas.

A palavra Ópera surgiu do termo “opus”, que vem do latim e significa “obra”. No século XVI, na renascença italiana, a Camerata de Florença, um grupo cultural de músicos, decidiu estudar a antiga música grega, tentando unir música e drama para adaptá-los aos moldes das estruturas trágicas propostas por Aristóteles, desta forma surgiu então a composição cênica denominada “ópera”. A palavra Effectus, também do latim, significa execução, realização, efeito. 


Busca de Notícias