Tudo pronto para a reabertura do Museu da Loucura
Revitalização envolveu reparos no telhado, recuperação e pintura tanto da parte externa quanto interna


O Museu da Loucura é um dos principais pontos turísticos de Barbacena e nesta quinta-feira (18), as 10hs, será reaberto após passar por reformas. O evento de reabertura terá a presença do Secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado; o Presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG -, Antônio Carlos de Barros Martins; a Diretora do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, Mônica Matos Souza Chartuni Teixeira; e a Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), Lucimar Pereira.

A revitalização do Museu envolveu reparos no telhado, recuperação e pintura tanto da parte externa quanto interna. Também foi realizada a remodelação de toda a parte elétrica, o que trouxe mais segurança e iluminação para este importante espaço cultural da cidade. A parte hidráulica foi um outro serviço que fez parte de todo o processo. O Museu ganhou ainda um banheiro adaptado para atender as pessoas com necessidades especiais.

A obra, que teve duração de aproximadamente seis meses, foi executada com muito cuidado para que fossem mantidos todos os detalhes do prédio, que é considerado um patrimônio histórico de Barbacena.

O Museu vai se transformar ainda mais em uma verdadeira fonte da trajetória da loucura, mostrando as mudanças dos trabalhos relacionados à saúde mental não só de Barbacena, mas do país. Além dos trabalhos expostos, passarão a compor o acervo, informações relacionados à Luta Antimanicomial e o Festival da Loucura. Com esta mudança, o espaço ganhará ainda uma parte mais interativa, através da criação da sala multimídia.

Para acompanhar todo o trabalho, não só de revitalização, mas principalmente do projeto da exposição, foi criada uma comissão composta por representantes do Governo Municipal, da sociedade e da Fhemig. O grupo é composto por Lucimar Pereira, Roseli Cordeiro Pereira, Helder Rodrigues Pereira, Edson Brandão, Sérgio Ayres, Maria Helena Boratto e Lucas Thadeu Cordeiro.

O Museu da Loucura, que foi criado em 1996, já recebeu mais de 130 mil visitantes. Por mês, chegam a passar por este tão importante patrimônio histórico, mais de mil pessoas. o Museu da Loucura está localizado na rua 14 de Agosto, no bairro Floresta.


Busca de Notícias