Prefeitura confirma que cidade irá sediar Campeonato Brasileiro de Hipismo
Além de receber a competição nacional, Barbacena vai ainda, pelo terceiro ano consecutivo, ser palco do Campeonato Estadual que está previsto para acontecer no mês de março


A Prefeitura de Barbacena confirmou durante esta semana a informação de que a cidade vai sediar em 2015 mais um grande evento em nível nacional, o Campeonato Brasileiro de Hipismo - Categoria Máster, que acontecerá de 21 a 23 de agosto, no Parque de Exposição. O apoio da Prefeitura Municipal está sendo um dos principais pontos para que a cidade receba o evento. O campeonato, o maior da categoria no país, deve reunir cerca de 120 conjuntos (cavaleiros, amazonas e animais), o que atrairá mais de 600 pessoas entre competidores, familiares e amantes desse tipo de esporte. O Campeonato é promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo com apoio da Federação Hípica de Minas Gerais.

O prefeito Toninho Andrada disse que o apoio da Prefeitura para a realização dos dois campeonatos na cidade faz parte do projeto de seu governo de apoiar atividades desportivas no município, sejam elas de caráter local, nacional ou mesmo internacional, como já ocorreu aqui em fevereiro deste ano com a realização do Campeonato Internacional de Mountain Bike. “Mais uma vez temos a oportunidade de atrair para a cidade um grande evento, que certamente fortalece as ações de turismo na cidade, com o fomento da economia, além de permitir novas oportunidades de lazer e entretenimento para a população”, destacou.

Segundo o vereador Carlos Alberto Sá Grise, que é coordenador Técnico da Federação, a competição a cada ano é realizada em uma cidade. Neste ano de 2014 foi em Curitiba e “devido ao sucesso das duas etapas do Campeonato Estadual que aconteceram em Barbacena, conseguimos trazer para o município o Campeonato Brasileiro de Hipismo”. Ele disse ainda que foi fundamental na escolha da cidade para sediar o evento, o fato do nosso Parque de Exposição ter uma ótima estrutura. “A pista do Parque de Exposição de Barbacena é uma das melhores do Brasil. E há de se destacar ainda a nossa excelente rede hoteleira e a localização do município, que está próximo dos grandes centros”, destacou.

Além de receber a competição nacional, Barbacena, vai ainda, pelo terceiro ano consecutivo, ser palco do Campeonato Estadual de Hipismo que está previsto para acontecer no mês de março.

Semana Nacional do Cavalo Campolina

Um outro evento que colocará Barbacena em destaque no ano de 2015, será a Semana Nacional do Cavalo Campolina, maior evento da raça realizado no país. Será a 35ª edição, que compreenderá dez dias de competição e terá mais de mil animais participando dos julgamentos. A Semana Nacional do Campolina sempre aconteceu na Gameleira, em Belo Horizonte, e, desta vez, será a primeira edição a ser realizada em uma outra cidade. A vinda do evento para o município é resultado de um trabalho em conjunto realizado pelo Prefeito Toninho Andrada e pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Paes Fortes Feres, que é também o presidente do Clube do Cavalo de Barbacena. A Semana é promovida pela Associação Nacional dos Criadores do Cavalo Campolina

A Associação prevê que mais de 10 mil pessoas entre criadores, expositores e familiares, além daqueles que são amantes da raça, irão permanecer em Barbacena durante a exposição, movimentando a parte hoteleira, o setor alimentício, enfim, todo o comércio local. “A cidade vai ganhar muita visibilidade por causa da divulgação do evento, por atrair grandes empresas que colocam seus produtos em exposição e pelos negócios que aqui serão realizados”, pontuou. 


Busca de Notícias