Alunos de Barbacena ganham 56 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Olimpíada teve a participação de 9 mil escolas públicas e particulares de todo País


Estudantes de Barbacena trouxeram para a cidade 11 medalhas de ouro na edição de 2014 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Somando ouro, prata e bronze, os alunos barbacenenses conquistaram 56 medalhas. A OBA vem estimulando, há 17 anos, o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins. Este ano, foram entregues quase 43 mil medalhas, um aumento de 26% em relação à edição anterior. Ao todo, participaram 772.257 estudantes dos ensinos fundamental e médio de cerca de 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados do País, com o auxílio de mais de 62 mil professores.

Em paralelo à OBA, foi realizada a 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que recebeu projetos de aproximadamente 62 mil alunos de escolas públicas e particulares, quase 10 mil a mais do que em 2013. Foram entregues cerca de 5 mil medalhas e os 500 estudantes do ensino médio que lançaram o mais longe possível os seus foguetes terão a oportunidade de participar da Jornada de Foguetes no final de outubro. O evento oferecerá palestras com astrônomos, além de troféus e bolsas de iniciação científica Júnior, distribuídas pelo CNPq.

O coordenador da OBA, o astrônomo João Batista Garcia Canalle, destacou a importância dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). “Eles vêm sendo utilizados para compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da disciplina, além de divulgar a relevância dessa ciência em âmbito regional”, encerrou.


Busca de Notícias