Barbacenense conquista Medalha de Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa
Gabriel Schincariol Cavalcante, aluno da Epcar, venceu na modalidade Artigo de Opinião


Contando uma parte da história de Barbacena, o aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Gabriel Schincariol Cavalcante, conquistou medalha de ouro na modalidade Artigo de Opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, com o texto “Passando que não passou”. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação(MEC) e da Fundação Itaú Social(FIS), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, cultura e Ação Comunitária(Cempec). No município, a responsável pela coordenação de todo o processo foi a técnica em Educação Maria Solange Lucindo.

Gabriel foi um dos 20 vencedores da Olimpíada, entre os 152 finalistas de todo País. Em seu artigo, o aluno contou sobre a Barbacena que foi abrigo de hospitais psiquiátricos, da indiferença humana com os classificados como loucos e indigentes. “Morriam numa época em que ser triste era louco”. O aluno descreve seu lugar como aquele que “tem rosas, um povo acolhedor, é uma cidade de subidas intermináveis”. O artigo de Gabriel está na página 276 do livro de textos da Olimpíada. Ele teve como orientadora a professora Clara Araújo de Matos.

Em todas as categorias, os estudantes escreveram um único tema: “O lugar onde vivo”. Além da medalha olímpica, cada professor e aluno receberam um notebook e uma impressora. Foram no total 287 páginas com textos dos diferente gêneros, como poesias, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião criados pelos alunos do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio da rede pública.


Busca de Notícias