ALMG empossa deputados e elege mesa diretora
Prefeito Toninho Andrada participa da solenidade que elegeu o deputado barbacenense Lafayette Andrada, vice presidente da Casa

Toninho Andrada, ladeado pelo presidente eleito da ALMG, deputado Adalclever Lopes , e os também eleitos vices-presidentes, deputados Hely Tarquínio e Lafayette Andrada

Os 77 deputados de Minas Gerais tomaram posse neste domingo para um mandato de quatro anos e participaram da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O deputado Adalclever Lopes (PMDB) foi eleito presidente da mesa por unanimidade para o próximo biênio (2015-2017). Na sequência, foram eleitos os deputado Hely Tarqüínio e Lafayette de Andrada para os cargos de 1°-vice-presidente e 2º-vice-presidente, respectivamente. Também foram aprovados os nomes dos deputados Braulio Braz, para a 3ª-vice-presidência da ALMG, e Ulysses Gomes, para 1º-secretário. O deputado Alencar da Silveira Jr. foi eleito para o cargo de 2º-secretário e o deputado Doutor Wilson Batista para 3º-secretário.

Acompanhada por centenas de pessoas na ALMG, a solenidade contou com a presença do vice-governador Antônio Andrade (PMDB), do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, do 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Fernando Caldeira Brant, e de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos familiares dos parlamentares.

Responsável pelos trabalhos da ALMG, à Mesa da Assembleia compete, principalmente, aprovar a proposta do orçamento anual das administrações direta e indireta da ALMG, definir limites e competências para ordenar despesas e autorizar a celebração de contratos, assim como orientar os serviços administrativos da Casa. A solenidade de eleição da Mesa da Assembleia foi feita por meio de votação aberta pela primeira vez. O registro dos votos ocorreram em tempo real no painel eletrônico do Plenário. O mandato de cada um dos sete membros é de dois anos.

Congresso Nacional. Tomaram posse também neste domingo, 1o., os senadores e deputados federais eleitos para a legislatura 2015/2018. Entre os 55 deputados federais mineiros, foi empossado o parlamentar barbacenense, Bonifácio Andrada, para o seu 10o. mandato ininterruptos na Câmara Federal. Andrada teve lugar de destaque na solenidade, já que secretariou os trabalhos durante a posse e eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Ele é um dos parlamentares com o maior número de mandatos consecutivos na Câmara, ficando atrás somente do deputado Miro Teixeira, do Rio de Janeiro, que tem 11 mandatos, um a mais que Bonifácio Andrada. Porém, se somados as quatro legislaturas como deputado estadual em Minas e uma de vereador à Câmara de Barbacena, Bonifácio já soma 15 mandatos, sendo assim o parlamentar em atividade com maior número de cargos eletivos.

 


Busca de Notícias