Diretoria de Meio Ambiente foca parte de suas ações voltadas ao trabalho preventivo
O setor integra a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR)


De acordo com o artigo 225, da Constituição Federal de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Em Barbacena, a Diretoria de Meio Ambiente, setor que integra a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR, da Prefeitura Municipal, cuida diretamente do gerenciamento dos recursos hídricos, da fiscalização do uso dos recursos naturais, bem como a educação ambiental, sobretudo através da Sala Verde, e o acompanhamento das ações do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Segundo Sérgio Grossi, diretor de Meio Ambiente, o objetivo do trabalho é promoção da cidadania e do desenvolvimento, acreditando na importância da participação individual e coletiva, no cuidado com o meio ambiente e difusão de informações sobre sustentabilidade, fomentando a interação da sociedade e incentivando, deste modo, sua participação efetiva em prol do meio ambiente. “Deste modo, a Diretoria busca articulação e integração com diversos órgãos do município, estado e união e o desenvolvimento de uma cultura embasada em conceitos éticos e sustentáveis, ocasionando em atitudes positivas e uma melhor qualidade de vida”, pontuou.

A diretoria atua preventivamente (através da educação ambiental e orientação), incentivo do uso racional dos recursos naturais, coibição de usos predatórios (através da regularização ambiental e fiscalização) e promoção da melhoria da qualidade ambiental. Além disso, presta os seguintes serviços à população: emissão de autorização para corte e poda de árvores em perímetro urbano, assim como indicação de espécies adequadas ao plantio; licenciamento ambiental de empreendimentos classes “1” e “2” (Deliberação Normativa COPAM 74/2004 e aplicação da Lei Municipal 4121/2008) e emissão de autorização ambiental municipal de funcionamento para empreendimentos classe “0” e dos demais tipos de documentos relativos à regularização ambiental municipal; orientação e autorização de atividades sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como intervenções em Área de Preservação Permanente - APP; espécies nativas e espécies exóticas; postos de combustíveis e lava-jatos; normas e legislação para chaminés e fogão a lenha, entre outros.

No município e suporte técnico aos seguintes órgãos: Promotoria da Justiça, Conselho Municipal da Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Barbacena - Codema, Polícia Ambiental, secretarias da prefeitura e outros.

Sala Verde: Pertencente à Diretoria de Meio Ambiente, é um espaço definido que se dedica a projetos, ações e programas educacionais voltados às questões ambientais. Tem um papel dinâmico buscando viabilizar iniciativas que incentivem a participação efetiva de diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta que caminhe em direção à sustentabilidade. Por meio de atividades lúdicas e cognitivas, através da Sala Verde, as crianças têm a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade da própria comunidade vivencia em relação aos recursos naturais, já que Barbacena apresenta uma rede hídrica de grande importância para a região, bem como áreas que devem ser preservadas para uma melhor qualidade de vida da população. 


Busca de Notícias