Atenção primaria na prevenção e promoção de saúde
Trabalho realizado na UBS do bairro Nove de Março


A atenção primaria tem como objetivos principais a prevenção e promoção de saúde. E é neste trabalho que estão incluídas as ações promovidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nove de Março, que é sediada na UBS João Fonseca, no bairro Nove de Março, com parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf Santa Cecília). Ambos possuem grupos operativos voltados a determinados públicos-alvo.

Existe em operação atualmente, para a comunidade, os grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e de ginástica. Os grupos são abertos a toda população pertencentes à área atendida pela UBS, acontecendo uma vez por mês.

Os grupos de hipertensos, diabéticos e de gestantes, que são realizados no salão da igreja do bairro Nove de Março, contam com a participação da assistente social Fernanda Duarte, da psicóloga Ana Carolina Bastos, da nutricionista Rita Helena Fonseca, das fisioterapeutas Flavia Medeiros e Josiela Oliveira e dos agentes de saúde Renata Pires, Jeanne Pires e Aline Lima. Os grupos de hipertensos e diabéticos acontecem separadamente em uma sexta-feira do mês, com orientações, discussões e palestras, sempre com o objetivo, de focar em cada tema por sua vez, melhorando o conhecimento do público alvo, impactando assim nas duvidas e anseios deste grupo quanto a doença em que é acometido.

Quanto ao grupo de gestante, que também acontece uma vez por mês em determinada sexta-feira, é discutido sobre as fases da gestação, exames e rotinas do pré-natal, a importância da suplementação nutricional, parto, pós-parto, puerpério, amamentação e sorteio de brindes, com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e que dê segurança às futuras mamães.

Já o grupo de ginástica é ofertado duas vezes por semana, todas as quartas e sextas-feiras, conduzido pelo educador físico Daniel Gomes e apoiado pelo agente de saúde João Batista, mantendo participações periódicas das fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, no salão de convivência da comunidade do Santa Maria, com atividades principalmente voltadas a melhor idade.

A UBS está aberta a toda comunidade, para que todos participem desta ferramenta, da qual a atenção básica proporciona uma melhor qualidade de vida. Os interessados em saber mais sobre os grupos podem procurar seu agente de saúde ou a própria UBS.


Busca de Notícias