Prefeito entrega 180 moradias e beneficia 700 pessoas
Com 180 apartamentos, o residencial Borda do Campo, situado no bairro Grogotó, é um investimento de R$ 9,2 milhões

Prefeito e autoridades descerram placa alusiva a entrega do Residencial "Borda do Campo"

Na manhã de sexta-feira, dia 13, em evento no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Grogotó, o Prefeito Toninho Andrada fez a entrega oficial das chaves de 180 moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Com as presenças de representantes da Caixa Econômica Federal, de autoridades e Secretários Municipais, a solenidade reuniu mais de 500 pessoas. Ao todo, desde 2013, início da atual gestão, o Prefeito Toninho Andrada entregou 640 moradias em três conjuntos residenciais (Mantiqueira, Vertentes e Borda do Campo), com investimentos de R$ 33 milhões, beneficiando aproximadamente 2.500 pessoas.

A expectativa é beneficiar cerca de 700 pessoas, levando em conta um número de quatro pessoas por família beneficiada. O projeto conta com seis apartamentos adaptados para necessidades especiais, nove blocos de apartamentos, com cinco andares cada, sendo quatro apartamentos por andar. E o sonho de ter a casa própria foi resumido por Maria da Glória Lauriano, uma das beneficiadas: “é uma coisa boa, é ser feliz”.

O prefeito Toninho Andrada participou da cerimônia entregando as chaves aos beneficiados. “De fato, é um momento importante, vamos assim dizer: um momento mágico para estas pessoas que recebem as chaves, hoje, das suas moradias. A casa da gente, o recanto da gente, o aconchego do lar é aquilo que dá o mínimo de condição para qualquer cidadão, qualquer família, poder se estabelecer de uma maneira digna. O Programa (Minha Casa, Minha Vida) acerta neste ponto, porque oferta às pessoas a oportunidade de ter a sua casa, a casa própria, aquele cantinho onde a pessoa pode realmente fazer o que quiser e pode realizar o seu sonho junto com seus entes queridos, seus filhos, marido, mulher, enfim, dentro deste ambiente doméstico”.

Gerente geral da Caixa, Alen de Oliveira Garcia lembrou lemas da Prefeitura para falar da entrega dos 180 apartamentos do residencial Borda do Campo. “Hoje são 180 famílias que estão realizando o sonho da casa própria e como a Prefeitura de Barbacena diz: 'estamos chegando no Tempo de Transformar'. E não há nada que transforme mais a vida de uma família do que ter o seu teto, ter sua casa própria. Mas antes de transformar é preciso acreditar, foi assim com a Prefeitura de Barbacena, antes precisou ter o Tempo de Acreditar, mas antes de acreditar, é preciso sonhar. Então, houve o tempo que surgiu o sonho. Reuniram-se aqui a Prefeitura, a Caixa, a empresa construtora e sonharam em construir aqui nesta região estes apartamentos. Para viabilizar este sonho foi preciso acreditar, mas também foi preciso muito trabalho, muito envolvimento, muito suor. Então, eu quero aqui dar os parabéns a liderança do prefeito Toninho Andrada, a toda equipe da Prefeitura, a todos os colegas da Caixa que participaram deste projeto, aos trabalhadores, à construção civil, à Cemig, à Copasa, enfim, a todos que contribuíram para que este sonho hoje fosse realizado”.

Secretária municipal de Coordenação de Programa Sociais (Secops), Rita Candian também falou sonho da casa própria. “Hoje são 180 famílias contempladas com este empreendimento e de fato estão realizando o sonho da casa própria, uma oportunidade de sair do aluguel, pagar uma prestação pequena, mas em benefício do seu próprio imóvel. Eu acho que nós não conseguimos avaliar a importância que cada um está sentindo neste momento”.

Beneficiada pelo programa, Elizabeth Vanessa de Lima contou um pouco da sua história ao receber a chave de seu apartamento no bloco 6. “Eu agradeço em primeiro lugar ao prefeito Toninho Andrada, por estar proporcionando a todos ter nossa casa própria, que é um sonho realizado. Eu tive que abandonar a minha casa por motivos pessoais e fui morar um período com a minha mãe e agora estou morando de favor na casa de uma amiga minha. É um sonho realizado (receber a casa), um presente de aniversário”.

Finalizando, o prefeito Toninho Andrada lembrou o difícil momento por que passa a economia do País. “O Brasil hoje vive um momento de crise econômica, de retração, as coisas não estão boas, mas aqui em Barbacena a gente consegue andar na contramão destas notícias ruins, trazendo notícias boas para a população, como esta de hoje, entregando moradia para centenas de pessoas, que terão agora o seu lar. Terão sequência (os investimentos em Barbacena), não tenho dúvida nenhuma. Nosso trabalho em prol do programa “Minha Casa, Minha Vida” é um trabalho arrojado e na medida que o Governo Federal disponibilizar mais verbas, nós estaremos atentos para dar sequência ao programa”.


Busca de Notícias