Foliões aprovam Carnaval em Barbacena
Festa de Momo movimentou a cidade por seis dias, em todos os circuitos: centro, avenida e distritos

Matinê na Praça dos Andradas

Uma verdadeira festa de alegria. Assim pode ser considerado o “Carnaval Feliz Cidade”, organizado pela Prefeitura de Barbacena, através da Diretoria de Eventos da Agir. A festa de Momo no Município começou com a tradicional Batalha de Confetes, na quinta-feira, 12, levando um grande número de pessoas a Praça da Estação. E a folia não parou mais, com desfile de blocos nas principais ruas do Centro, marchinhas com a banda Sopro e Alegria na Praça dos Andradas e shows no palco montado na avenida Governador Bias Fortes.

E o “Carnaval Feliz Cidade” atraiu um grande número de famílias para as matinês na Praça dos Andradas. O casal Zélia Sad e Clayton Ceolin Vargas levou seus filhos, os gêmeos Fabrício e Gustavo Sad Vargas para brincar no Carnaval da Praça dos Andradas e aprovou a festa. 'Este ano, graças a Deus, Barbacena trouxe um Carnaval diferente, um Carnaval muito alegre, muito organizado e eu trouxe toda minha família para conferir toda essa alegria que o Carnaval de Barbacena está oferecendo para nós', disse Zélia. 'É muito bom para divertir um pouco com as crianças, um horário muito bom, no centro da cidade', completou Clayton.

Na Batalha de Confetes, o folião Felipe Guimarães Silva falou do Carnaval de Barbacena. “Faço questão de vir sempre, porque tem um clima bacana. Carnaval tem que ter marchinhas e aqui encontramos isso”, afirmou.

Diretora de Eventos da Agir, Cristina Carvalho fez um balanço positivo do “Carnaval Feliz Cidade”, aprovando a festa: No meu ponto de vista sim (carnaval em Barbacena foi aprovado), porque apesar de muitas contenções de despesas, apesar da situação do Município ou melhor, da situação do Brasil, penso eu que o Carnaval de Barbacena fecha com chave de ouro.

Os dias de festa

Na abertura do “Carnaval Feliz Cidade”, os foliões brincaram ao som de marchinhas na Batalha de Confetes, através de uma parceria da FM 101,7 e a Prefeitura. “Sensacional! Este bloco é maravilhoso. Aqui, estão pessoas de todos as idades aproveitando e dançando na mesma sintonia”, destacou o organizador do bloco José Rubens Albuquerque.

A sexta-feira, dia 13, também foi de muita animação. Na Praça dos Andradas, a banda Sopro e Alegria se apresentou no coreto. Teve também a apresentação do tradicional bloco “Tirando a Máscara”, popularmente conhecido como bloco da Fhemig, uma vez que desfila pela rua XV de Novembro com pacientes, seus familiares e funcionários da instituição, e também atraí um público cada vez maior, reunindo crianças, jovens e idosos. O bloco desfilou ao som da bateria do “Cenário da Alegria”.

Ainda no dia 13, o bloco “Não deixe a dengue invadir seu Carnaval”, organizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), revelou que o motivo especial de desfilar é a conscientização sobre a dengue. “Vamos mostrar a população que o Aedys não pode vencer a batalha”, explicou o organizador Ademir Souza. A banda Rebuliço foi a atração no palco da avenida Governador Bias Fortes.

No sábado, dia 14, a festa continuou com a banda Sopro e Alegria no coreto da Praça dos Andradas, apresentado as tradicionais marchinhas de Carnaval. Teve também a apresentação de três blocos, desfilando pelas ruas do Centro. O “Recordar é Viver” foi o primeiro a ir para a rua. Na sequência, quem fez a festa dos foliões foi o “Axé Nagô Mirêrê” e, fechando a apresentação dos blocos, “Unidos do Sapé” também levou toda alegria para rua.

“Axé Nagô Mirêrê” e “Unidos do Sapé” se concentraram no Jardim do Globo e, ao contornar a Praça dos Andradas com suas alegorias e componentes, viram os foliões se juntarem a eles fazendo uma bonita festa, mostrando verdadeiro espírito carnavalesco: unindo foliões na brincadeira. Para fechar a noite, no palco montado na avenida Governador Bias Fortes, quem fez a festa dos foliões foi a banda Caravelas, contando ainda com a participação de Luciana Ferrari.

O domingo, dia 15, também foi de muita festa. A banda Sopro e Alegria se apresentou no coreto da Praça dos Andradas, local por onde também desfilaram os blocos “Cenário da Alegria”, Última Hora e Unidos do Santa Efigênia. No palco da avenida Governador Bias Fortes, quem fez a festa dos foliões foi Paula Sete.

Na segunda-feira, dia 16, o foliões novamente compareceram em grande número a Praça dos Andradas para acompanhar a apresentação da banda Sopro e Alegria. Teve ainda o segundo dia de desfile do bloco “Recordar é Viver”. A noite, destaque para a banda Caravela, que mais uma vez animou o Carnaval na avenida Governador Bias Fortes.

O último dia de Carnaval, a terça-feira, dia 17, teve novamente a tradicional matinê, considerada pelo público como um dos pontos mais altos da festa em Barbacena, com a banda Sopro e Alegria, na Praça dos Andradas. Apresentação do bloco “Cenário da Alegria”, com sua banda empolgando os foliões. Para finalizar, a banda Logan se apresentou no palco da avenida Governador Bias Fortes.

E os foliões também se divertiram com o Carnaval nos distritos de Correa de Almeida e Senhora das Dores. Em Correa de Almeida, no domingo (15), e na terça-feira (17) teve show com Rodrigo e Juliano; na segunda-feira, 16, quem se apresentou foi a dupla Tuim e Malandragem. Em Senhora das Dores, Rodrigo e Juliano animaram, no sábado (14) e segunda-feira (16), o Carnaval.


Busca de Notícias