Barbacena participa de Encontro de Professores Alfabetizadores
Evento conta com profissionais de mais de 200 cidades de Minas


Professoras alfabetizadoras, orientadoras de estudos e a coordenadora local, Ana Lúcia Dias, da Secretaria Municipal de Educação de Barbacena, participaram do “II Encontro de Professores Alfabetizadores: cultura, arte e educação”. O evento, realizado de 23 a 26 de fevereiro, é uma das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com parceria do Ministério da Educação (MEC) e apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades aconteceram no Instituto Metodista Granbery e no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.

No dia 25, o destaque foi para duas mesas-redondas, Central: Educação Matemática nos Anos Iniciais, com a participação da professora da Universidade São Francisco (USF), Adair Mendes Nacarato; da professora do ensino fundamental de Atibaia (SP), Brenda Mengali; e do coordenador adjunto do PNAIC, Reginaldo Carneiro; e Literatura e Formação de Leitores, com a participação da psicanalista Ninfa Parreiras; do professor, escritor e contador de histórias Rogério Andrade Barbosa; e da supervisora do PNAIC, Andréa Borges de Medeiros.

Segundo a coordenadora do polo do programa em Juiz de Fora, Luciane Manera Magalhães, “o objetivo deste encontro é proporcionar aos participantes vivências, reflexões e debates sobre diversas manifestações artísticas e a relação com ambiente escolar. Um dos grandes benefícios é quebrar a distância entre universidade e ensino básico. A possibilidade de troca é imensa entre práticas e teorias”.

O PNAIC é uma ação do Governo federal em conjunto com estados e municípios para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Dos 5.564 municípios brasileiros, 5.270 aderiram ao pacto.


Busca de Notícias