Barbacena vai comemorar Dia Mundial da Água
O evento terá ato em defesa da nascente do Rio das Mortes, atividades de educação ambiental e campanha pelo uso racional da água


 Antecipando o Dia Mundial da Água, celebrado em todo o planeta no dia 22 de março, a Prefeitura de Barbacena, através da Diretoria de Meio Ambiente da AGIR, em parceria com o Serviço de Água e Saneamento, SAS e a COPASA, realiza entre os dias 18 e 23 de março a Semana da Água em Barbacena. Uma série de atividades vai integrar a programação do evento, que busca alertar a atenção da população, em especial os estudantes, para a preservação dos mananciais hídricos da região, sobretudo o Rio das Mortes, assim como conscientizar sobre a crise hídrica que atinge vários estados do país.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente da AGIR, o geógrafo Sérgio Grossi, abertura da Semana da Água será na quarta-feira, 18, a partir das 8h, com um abraço simbólico da nascente do Rio das Mortes, visando sensibilizar a população quanto a preservação da nossa principal fonte hídrica. Além disso, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), será lançado o projeto 'Bosque da Vida', com o plantio de mudas de árvores junto à nascente do Rio das Mortes, no distrito de Senhora das Dores, na região chamada Vargem dos Cochos. O ato público será acompanhado por alunos de escolas locais.

No mesmo dia, com a presença de professores e alunos a partir dos 6º ano das escolas de Barbacena, será realizada uma palestra com equipes de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente da AGIR, SAS e COPASA no auditório Colégio Estadual Prof. Soares Ferreira. O tema será: 'Água, combustível da vida'. A atividade aberta ao público em geral será às 19h30.

Na quinta-feira, 19, duas atividades serão realizadas. Durante parte do dia, acontecem Blitzen Educativas em pontos do centro da cidade, com distribuição de material informativo e orientação por equipes da AGIR, SAS e COPASA. E, em dois horários, às 10h e às 15h, tem contação de histórias com a equipe da COPASA no CAIC (Centro de Atenção Integrada à Criança), localizada no bairro São Pedro.

A sexta-feira, 20, será marcada pela 1ª Marcha de Conscientização pelas Águas e contará com a presença de escolas da cidade. A marcha acontece às 14h e vai sair da Praça do Rosário em direção à Praça dos Andradas, onde também será lançada a exposição 'Nossa Vida, Nossas Águas, Nosso Rio', apresentando fotografias do Rio das Mortes em todo sua extensão, a biodiversidade da região, além de uma série de imagens relacionadas ao meio ambiente em Barbacena.

A Semana da Água termina na segunda-feira, 23, com uma palestra da engenheira Tessa Pires de Aquino da COPASA. Com o tema 'Como funciona o tratamento de esgoto', a palestra é direcionada a profissionais de meio ambiente, professores e estudantes interessados. O evento acontece às 19h30 no Auditório da AGIR, que fica na Praça Conde de Prados, no Centro.

Palestras do PROEMAM - A equipe do Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento – PROEMAM, da 13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, também vai realizar palestras com o apoio da Diretoria de Meio Ambiente da AGIR. Com o tema 'Água, Fonte de Vida', elas vão acontecer na segunda, 16, e terça-feira, 17, nas escolas municipais Oswaldo Fortini, Coronel José Máximo, Sebastião Francisco do Valle, Tony Marcos de Andrade e Inês Piacesi, bem como do Colégio Tiradentes.  


Busca de Notícias