Barbacena realiza vacinação contra HPV
Meninas de 9 a 11 anos podem tomar a vacina


Barbacena também aderiu à campanha de vacinação realizada em todo o Brasil para imunizar meninas de 9 a 11 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacinação acontece desde o início de março e, na cidade, é realizada nas escolas públicas e privadas, através de parceria entre as Secretarias de Saúde (Sesap) e de Educação (Seduc), e nas Unidades de Saúde. O objetivo principal da imunização é a prevenção do surgimento do câncer do colo do útero. No ano passado, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vacinou as meninas de 11 a 13 anos.

A vacina contra o HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas. Em Barbacena, a meta é vacinar 80% das 2.824 meninas da faixa etária elegível da vacinação, bastando apenas que elas apresentem cartão de vacinação para serem imunizadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar 4,94 milhões de meninas este ano em todo país, fazendo com que essa seja a primeira geração “praticamente livre” do risco de morrer de câncer de colo do útero.

Em 2015, além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres de até 26 anos de idade que vivem com HIV também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.

Para garantir a eficácia, cada menina deverá tomar três doses da vacina. A segunda, seis meses depois da primeira e a última, cinco anos após a primeira. Meninas que tenham tomado só a primeira dose no ano passado podem aproveitar para tomar a segunda dose agora.


Busca de Notícias