Prefeitura realiza Semana da Água em Barbacena
Destaque para 1ª Marcha de Conscientização pelas Águas


O período de seca no início do ano chamou a atenção para ações de conscientização da população com relação ao problema das águas no Brasil. Em Barbacena, mais uma ação estará nas ruas mostrando a importância do tema meio ambiente. A Prefeitura, através da Diretoria de Meio Ambiente da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), em parceria com o Serviço de Água e Saneamento (SAS) e a Copasa, antecipa Dia Mundial da Água, celebrado em todo o planeta no dia 22 de março, com a realização, entre os dias 18 e 23 de março, da Semana da Água em Barbacena.

A programação do evento busca alertar a população, em especial os estudantes, para a preservação dos mananciais hídricos da região, sobretudo o Rio das Mortes, assim como conscientizar sobre a crise hídrica que atinge vários estados do País. Durante o evento, destaque para a 1ª Marcha de Conscientização pelas Águas, que acontecerá às 14h, da sexta-feira, dia 20, com saída da Praça do Rosário em direção à Praça dos Andradas, onde também será lançada a exposição “Nossa Vida, Nossas Águas, Nosso Rio”, apresentando fotografias do Rio das Mortes.

O diretor de Meio Ambiente da Agir, o geógrafo Sérgio Grossi, explicou que a abertura da Semana da Água será na quarta-feira, 18, a partir das 8h, com um abraço simbólico da nascente do Rio das Mortes, visando sensibilizar a população quanto a preservação da nossa principal fonte hídrica. Além disso, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), será lançado o projeto “Bosque da Vida”, com o plantio de mudas de árvores junto à nascente do Rio das Mortes, no distrito de Senhora das Dores, na região chamada Vargem dos Cochos.

Mais Meio Ambiente – A equipe do Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento (Proemam), da 13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, também vai realizar palestras com o apoio da Diretoria de Meio Ambiente da Agir. Com o tema “Água, Fonte de Vida”, as palestras vão acontecer na segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, nas Escolas Municipais Oswaldo Fortini, Coronel José Máximo, Sebastião Francisco do Valle, Tony Marcos de Andrade, Inês Piacesi e também no Colégio Tiradentes.


Busca de Notícias