Barbacena realiza etapa do Campeonato Mineiro de Hipismo
Cidade recebe grandes atletas e se consolida como uma das principais sedes do esporte


Barbacena foi sede, de sexta-feira (13) a domingo (15) da I Etapa do Campeonato Mineiro de Hipismo. Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade entra na rota do esporte, trazendo grandes atletas para a competição realizada no Parque de Exposições, com organização da Federação Hípica de Minas Gerais (FHMG) e apoio da Prefeitura.

A principal novidade deste ano é que o município, pela primeira vez, abriu o calendário oficial da Federação. O representante técnico da FHMG em Barbacena, o vereador Carlos Alberto Sá Grise, destaca a consolidação da cidade como uma das principais sedes do hipismo: “Nós temos um dos melhores Parques de Exposições do interior de Minas Gerais, se não o melhor. É uma estrutura fantástica para receber esse tipo de competição. Nós estamos aqui com os melhores cavaleiros e amazonas do estado. E tivemos a honra de sermos premiados com a realização da abertura”.

O presidente da FHMG, Roberto Souza Lima, ressalta a escolha da cidade como palco para o Campeonato desde 2013, contando sempre com o apoio integral da administração municipal: “Saindo de Belo Horizonte, está é a melhor cidade para se fazer um evento deste porte, com a estrutura diferenciada do Parque que é, sem dúvida, a melhor do estado e não deve nada às outras do Brasil. E, sem o apoio da Prefeitura, seria impossível a realização desta primeira etapa”.

Uma das principais propostas da administração atual é a realização de grandes eventos, movimentando comércio, restaurantes e rede hoteleira, fortalecendo o município. É o que afirma o prefeito em exercício, Mário Raimundo de Melo. Segundo ele, o campeonato é “um evento que já está se tornando uma tradição. E a cada ano ele cresce mais, seja no aspecto esportivo, social e de integração. A Prefeitura vem se esforçando para inserir Barbacena no cenário dos esportes, principalmente aqueles que dão projeção para a cidade e para os competidores que vem aqui”.

Mais uma vez, o campeonato em Barbacena abriu espaço para a solidariedade, possuindo caráter beneficente. Além disso, durante os três dias, com o objetivo de oferecer entretenimento, atividades sociais e culturais, a Secretaria de Coordenação de Programas Sociais (Secops), juntamente com instituições e comerciantes da cidade, realizou uma feira de artesanato, prestação de serviços assistenciais, exposição de flores e stands com produtos derivados do morango. A música também marcou o evento, com show no sábado do cantor sertanejo Eduardo Monteiro, de Belo Horizonte, e, no domingo, apresentações do grupo Seresteiros do Amor, da Orquestra de Violões do Colégio Tiradentes e da Escola Legal.

Campeonato Brasileiro de Hipismo – Barbacena volta a receber, ainda em 2015, outro grande evento do esporte e, desta vez, nacional. É o Campeonato Brasileiro de Hipismo - Categoria Master, maior da modalidade no país, que será realizado de 21 a 23 de agosto, no Parque de Exposições, reunindo mais de 120 conjuntos no Município.


Busca de Notícias