Escolas Municipais participam do Programa de Educação Ambiental (Progea)
Cinco escolas da rede municipal estão no Programa em Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, adotou o Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento (Proemam), da 13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito. O Proemam é um projeto político-pedagógico que surgiu em 2009 e foi implantado em agosto de 2010 diante da necessidade de se trabalhar a prevenção e a resolução de problemas ambientais locais. No final do ano de 2014, ele foi institucionalizado e adotado como sendo um programa ambiental a ser aplicado em 2015, em todo o Estado de Minas Gerais, passando a se chamar Programa de Educação Ambiental (Progea).

A intenção é estimular os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a serem hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visam contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido.

O projeto-piloto teve início nas Escolas Municipais Sebastião Francisco do Vale e Coronel José Máximo, selecionadas para a realização de 12 encontros entre alunos e o policial militar ambiental mediador das atividades do projeto. Ao longo dos anos, o Proemam ampliou sua área de abrangência e em 2015 vem sendo desenvolvido, em Barbacena, nas Escolas Municipais Sebastião Francisco do Valle, Coronel José Máximo, Tony Marcos de Andrade, Inês Piacesi, Oswaldo Fortini e outras escolas de mais 10 municípios.


Busca de Notícias