Barbacena é representada no V Congresso Mineiro de Vereadores
Cerca de 700 participantes reúnem-se em Belo Horizonte para discutir o cotidiano das atividades das câmaras municipais


Na manhã desta quarta-feira, dia 18, em Belo Horizonte, o presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM e prefeito de Barbacena Toninho Andrada realizou a palestra de abertura oficial do V Congresso Mineiro de Vereadores. Por estar em seus últimos dias de mandato como presidente da entidade ele não se licenciou da direção da AMM em razão dos problemas de saúde que lhe acometeram recentemente. Compareceram ao evento vereadores e servidores de Câmaras Municipais de todas as regiões do Estado de Minas Gerais, tendo representado a Câmara Municipal de Barbacena o vereador presidente Flávio Barbosa e o vereador Amarílio de Andrade.

Para o presidente Toninho Andrada em cenário de acirrada crise econômica, mudanças são recorrentes. Cabe aos gestores municipais, muitas vezes, medidas impopulares, mas necessárias e voltadas para o equilíbrio fiscal, o que afeta a realização de investimentos e projetos. Segundo o presidente, “de um lado, a sociedade com suas legitimas demandas por um serviço público de qualidade e, de outro, o agente político que precisa responder a esta demanda por meio de leis e regulamentos, e dependentes de recursos da união federal devido a concentração excessiva de receitas no poder central, o que provoca enormes distorções. A discussão sobre temas que afetam a execução das políticas públicas e sobre o papel e responsabilidades dos vereadores, é uma oportunidade para que esses debates alcancem a sociedade e permitam a participação de todos”, concluiu Toninho Andrada.

Veterano no legislativo, o vereador Flávio Barbosa Silva, presidente da Câmara Municipal de Barbacena, acredita na importância de administrar bem a câmara de vereadores. “Busco manter meus conhecimentos sempre atualizados, pois as leis mudam muito. Uma Câmara bem administrada reflete no bom atendimento da população”.

Também presente no evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Sebastião Helvécio, destacou a necessidade da atualização constante no legislativo. “Temos um respeito e carinho muito grande e reconhecemos a importância das câmaras municipais de vereadores. O congresso é uma oportunidade de atualizar temas importantes do dia a dia para auxiliar na elaboração de políticas de maior qualidade, que vão ao encontro do cidadão”, reforçou Helvécio.

Na programação do dia 18 consta as seguintes palestras: “Exercício da atividade Parlamentar – os desafios da função política”; “Requisitos legais e técnicos para propositura de Projetos de Lei, palestrante: Antônio Calhau de Resende; “Publicidade de Atuação Parlamentar: limites e possibilidades”, Palestrante: Luis Carlos Gambogi; “Coaching – Comunicação Assertiva: “A arte de influenciar pessoas”, palestrante: Osvaldo Argollo.

Na programação do dia 19 consta as seguintes palestras: - “Atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos, contribuições e taxas”, palestrante: Alexandre Alkimim; “Execução orçamentária e financeira da Câmara: transparência das contas” - palestrante: Marconi Castro Braga; “Legalidade na concessão de diárias aos agentes políticos”, palestrante: Representante do Ministério Público; “Questões controvertidas na remuneração dos vereadores”, palestrante: Everton Nery.


Busca de Notícias