Vigilância em Saúde alerta população no combate à dengue
Barbacena já notificou 28 casos este ano, sendo quatro positivos


Mesmo em uma região de clima ameno, Barbacena não escapou dos problemas causados pelo pequeno mosquito Aedes aegypti: a dengue. O setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), através do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (Sinan) já contabilizou no Município, este ano, nove casos notificados, sendo que três foram descartados, quatro deram positivo e outros dois ainda aguardam resultado. Porém, dos quatros casos positivos, três são dos chamados “importados”, ou seja, barbacenenses que contraíram a dengue em outras cidades.

Em 2014, Barbacena teve 28 casos notificados, sendo nove positivos e 19 foram descartados. Assim, os quatro casos positivos deste ano deixam em alerta a Vigilância em Saúde, que desenvolve o trabalho de prevenção e promoção de combate à dengue no Município com visitas de agentes de endemias aos bairros e residências. “Trabalhamos em parceria com outros setores da Administração Municipal, buscando sensibilizar a população sobre o problema e com ações de combate à dengue. Precisamos ficar sempre alerta”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elizabeth Maria de Vasconcelos Grecco.

Com relação ao Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), no mês de janeiro o resultado foi de 0.9, considerado baixo. Em 10 bairros foram encontrados locais de focos positivos, sendo 12 caixas d'água, dois tambores, latas bebedouro, pneu e vasos de planta. Já no mês de março, o LIRA chegou a 1.0, considerado médio risco. Em 11 bairros, os locais de focos positivos foram nove caixas d'água, dois tambores, dois pratos de plantas, uma bromélia, uma piscina e um frasco.

E o trabalho de combate à dengue em Barbacena, este ano, foi também levado para as ruas no Carnaval. Um grupo do setor de Vigilância Epidemiológica desfilou com o bloco “Unidos Contra a Dengue”, tentando sensibilizar a população para o combate ao mosquito Aedes aegipty com o tema “vista a camisa e não deixe a dengue invadir o seu Carnaval”.


Busca de Notícias