Barbacena se mobiliza durante a Semana da Água
A conscientização foi o foco do evento, que contou com uma série de atividades


Após uma semana de várias atividades, foi encerrada nesta segunda-feira (23) a Semana da Água em Barbacena. A mobilização em torno dos recursos hídricos marcou o evento organizado pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Meio Ambiente da Agir, com apoio de diversas entidades, concentrando os esforços, sobretudo, na proteção e conservação do Rio das Mortes, o maior manancial do Campo das Vertentes.

A programação teve início na nascente do rio, no encontro dos córregos Areal e Cachimbeiro, com vários atos, contando com a presença de alunos da Escola Municipal Monsenhor Lopes, do distrito de Senhora das Dores. Na ocasião, foi realizado o “Abraço do Rio das Mortes” e lançado o “Bosque da Vida”, com plantio de mudas de árvores no local.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Mário Raimundo de Melo, assinou o decreto que “declara de interesse ambiental, histórico e cultural a área onde se localiza a nascente do Rio das Mortes”. A iniciativa é uma forma de enfatizar a importância do rio. O Decreto Municipal, de número 7745, entrou em vigor no dia 18 de março, com sua publicação no Diário Oficial do Município.

A conscientização foi a marca da Semana da Água na cidade e houve uma intensa movimentação para atingir o maior número de barbacenenses, seja através de palestras abertas ao público, realizadas por equipes de Educação Ambiental, contação de histórias, buscando atingir os mais novos com um meio lúdico, e blitz educativa, alertando os motoristas sobre a preservação dos recursos hídricos.

A 1ª Marcha de Conscientização pelas Águas foi um dos destaques. A ação contou com a participação de 14 escolas, incluindo municipais (Monsenhor Lopes, Professora Yayá Moreira, Sebastião Francisco do Vale, Oswaldo Fortini, Padre Sinfrônio de Castro, José Felipe Sad e Tony Marcos de Andrade), estaduais (Adelaide Bias Fortes, Bias Fortes, Dr. Rubens Crespo e Salesianas) e particulares (Desafio, SESI e Imaculada Conceição). Mais de 400 crianças participaram da passeata, que teve início na Praça do Rosário, percorreu a Rua XV de Novembro e terminou na Praça dos Andradas, chamando a atenção de quem passava pelo Centro.

Quem também fez a diferença na Semana da Água foram os parceiros, como destaca Sérgio Grossi, diretor de Meio Ambiente da Agir: “A união das entidades veio para somar, construindo um evento sólido e amplo, com um objetivo em comum”. Com a Diretoria de Meio Ambiente da Agir, participaram na realização da Semana o SAS, Copasa, Secretaria Municipal de Educação (Seduc), 9º Batalhão de Polícia Militar, 13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Outro parceiro foi a Saint-Gobain, com apoio cultural à Exposição Itinerante “Nossa Vida, Nossas Águas, Nosso Rio”, que ficou em exibição durante todo o evento, apresentando fotografias do Rio das Mortes em toda sua extensão, a biodiversidade da região, além de uma série de imagens relacionadas ao meio ambiente em Barbacena.

O saldo foi considerado positivo pelos organizadores da Semana da Água. “Este evento foi só o começo de um processo de conscientização. Pensar na água é fundamental, ainda mais agora. Temos que continuar unidos para as ideias serem multiplicadas e os nossos objetivos serem atingidos, pensando sempre no futuro de nossos filhos”, finaliza Sérgio Grossi

Palestra sobre saneamento encerra a Semana da Água

Uma palestra da engenheira da Copasa, Tessa Pires de Aquino, marcou o encerramento da Semana da Água em Barbacena. Com o tema “Como funciona o tratamento de esgoto”, a palestrante apresentou as etapas de limpeza da água, ressaltando que “o nosso tratamento de esgoto começa em casa”. Também mostrou os cuidados que devem ser tomados, o trabalho das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), além de destacar a importância de hábitos sustentáveis. A palestra foi realizada no Auditório da Agir, contando com a presença de parceiros, professores e estudantes, bem como de pessoas interessadas. 


Busca de Notícias