Mangalarga Marchador reúne o melhor da raça em Barbacena
A Prefeitura de Barbacena foi uma das parceiras na promoção do evento que este ano teve 138 animais em pista participando dos julgamentos

Formandos do Curso Formação por Competência em Equideocultura juntamente com autoridades que prestigiaram o evento

Mais um evento ligado ao agronegócio movimentou o Parque de Exposição de Barbacena e, consequentemente, a economia da cidade. Foi a sétima Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, que aconteceu de 1º a 5 de abril. Ao todo foram 138 animais em pistas, de haras de Barbacena e vindos de outras cidades de Minas Gerais e também de outros estados do Brasil. A qualidade técnica dos animais foi um dos destaques, o que tornou a missão dos árbitros dos concursos mais difícil. Foram quatro provas esportivas: seis balizas, três tambores, maneabilidade e a de apartação de curral, sendo esta última a grande novidade do evento deste ano que contou com 28 duplas participando da divertida prova. A Exposição é organizada pelo Núcleo Campos das Vertentes do Mangalarga Marchador - Nucave

“Foi uma Exposição que superou expectativas principalmente pelo fato te ter acontecido no feriado da Semana Santa. Nosso convite aos criadores para participarem do evento foi atendido. Sempre estamos inovando em nosso evento. O mangalarga marchador é um animal muito versátil, pois além da marcha que é o seu principal objetivo, serve também para o esporte e uma das grandes novidades foi a apartação de curral, porque o mangalarga é utilizado muito nas fazendas para apartação dos animais”, pontuou Janete Campos, presidente do Nucave, destacando as importantes parcerias para a promoção da Exposição, como foi com a Prefeitura de Barbacena.

Qualificação: A Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador foi momento também para a formatura da turma dos nove alunos do Curso Formação por Competência em Equideocultura realizada na noite do sábado, 4, dentro do Parque de Exposição. Um momento de comemoração porque são mais profissionais qualificados no mercado para atuarem principalmente na área do mangalarga marchador. É mais uma turma de capacitação realizada em uma importante parceria entre o Senar Minas, Sindicato Rural de Barbacena Instituto Federal Campus Barbacena, Nucave e a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.

Para o prefeito em exercício, Mário Raimundo de Melo, que prestigiou o evento, principalmente na cerimônia de formatura do Curso em Equideocultura, é muito importante ter a promoção de eventos como a Exposição do Mangalarga Marchador movimentando a cidade. “Como é bom ver também as pessoas se qualificando, principalmente quando os trabalhos são voltados para o campo, uma vez que a maior dificuldade nos dias atuais é mão de obra qualificada. Estão de parabéns todos os envolvidos na realização do curso e do evento em geral”, destacou. 


Busca de Notícias