Alunos do ProJovem Urbano recebem Certificados
Objetivo do Programa é elevar escolaridade de jovens de 18 a 29 anos


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou solenidade de formatura da terceira turma do ProJovem Urbano, com entrega de certificados para 36 alunos. O evento aconteceu no Instituto Federal Sudeste - Campus Barbacena e reuniu familiares dos formandos e autoridades.

O ProJovem está ligado à Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação de Maria Auxiliadora Cimino Moreira, e tem como objetivo reinserir jovens de 18 a 29 anos na escola, no mercado de trabalho e na vida social da comunidade, a partir da elevação da escolaridade e da qualificação profissional.

A solenidade foi aberta pela subsecretária de Assuntos Pedagógicos, Noely Nunes, que representou o secretário municipal de Educação, Fernando Antônio Mont’Alvão do Prado. Ela ressaltou a importância do ProJovem para a valorização dos jovens barbacenenses. Participaram também da solenidade a coordenadora adjunta do Bolsa Formação/Pronatec Campus Barbacena, Maria Aparecida Garcia Pinheiro Goulart; a coordenadora do Programa ProJovem Urbano- Barbacena, Maria Auxiliadora Cimino Moreira; a diretora da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, Zaine Barbosa Curci Ferreira; e a professora do ProJovem Urbano Daniela Lobato Campos Araújo.

A coordenadora do Programa, Maria Auxiliadora Cimino Moreira, afirmou que “o Programa ProJovem Urbano é de suma importância para os jovens que não concluíram o Ensino Fundamental, dando a oportunidade de ter uma formação profissional inicial”.

A professora e coordenadora pedagógica do programa, Simone Alves da Silva, explicou como o ProJovem Urbano é diferenciado do ensino regular. “Além de trabalhar as disciplinas contidas na grade curricular, são trabalhados com os alunos temas integradores ligados à realidade de cada um, como: cidadania, trabalho, tecnologia e entre outros. Além deste trabalho, a proposta curricular do programa ressalta a preparação para o mercado de trabalho através da qualificação profissional e foca na participação cidadã, tornando o jovem apto a exercer os seus direitos na sociedade”.

O aluno do ProJovem Urbano, Luiz Eduardo Nascimento, destacou a importância do programa. “O ProJovem é sensacional, porque nos deu uma oportunidade de seguir nossos objetivos e alcançar nossos sonhos que tínhamos antes de parar de estudar. Assim podemos adquirir mais conhecimentos e nos ajudar futuramente no nosso dia a dia”.


Busca de Notícias