Festa comemora imigração italiana em Barbacena
Com programação ampla, festa vai do dia 13 a 17 de abril

Integrantes da nova diretoria da Casa D’ Itália no fechamento dos últimos detalhes da festa

Na próxima semana, acontece a VI Festa Italiana de Barbacena, que inicia com a gastronomia, de 13 a 17, nos restaurantes Panela de Minas, Tulha Du Chefe, Gino's, Antonino e Cantina Pavarotti. A programação continua no Campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva, de 17 a 19. No sábado, dia 18, será realizada a abertura oficial do evento às 16h e na parte da noite show com a Banda Volare. No domingo, 19, será celebrada uma missa campal às 10h. O Grupo de Dança Folclórica Tarantolato fará apresentações às 12h e às 15h. Nas barracas almoço com pratos típicos. A Festa encerra com o baile que ficará sobre a animação da Banda Volare.

Os últimos detalhes do evento foram definidos em reunião da nova diretoria da Casa D’Itália, e representantes da Prefeitura Municipal, União Comunitária de Barbacena - UCB, Associação Comunitária da Região Sudoeste de Barbacena - Acresb e a Associação dos Moradores do Bairro Romam - Ambra realizada na última terça-feira, dia 7. A Festa será em comemoração aos 127 anos da Constituição da Colônia Rodrigo Silva e da imigração italiana em Barbacena. Atualmente em Barbacena residem aproximadamente mil famílias de origem italiana. Algumas fotos dessas tradicionais famílias estarão expostas no dia da Feira.

Casa D’Itália - atualmente administrada por Luciano Ferreira Carbalho, tem como objetivo para 2015 a construção da nova sede da associação e também auxiliar os descendentes Italianos que moram em Barbacena, e que almejam o reconhecimento da cidadania italiana, a facilidade de entrar com as documentações necessárias por meio de despachantes, ajudando essas famílias no processo e facilitando assim todo esse tramite. A ideia é manter a cultura italiana viva na cidade, sempre fomentando informações, eventos culturais e festas.

Para dar continuidade aos projetos, a Casa D’Itália está à procura de famílias interessadas em se associar, arrecadando dinheiro para as ajudas de custos. O valor é de 150 reais ao ano (seria 10 reais ao mês, o que totaliza 120 reais e os 30 reais restantes, seriam para a compra da camisa da Festa Italiana de cada ano).


Busca de Notícias