Programa TIM ArtEducAção comemora 14 anos em Barbacena
O programa tem objetivo principal de fortalecer a integração da arte, cultura, educação e ação social

O Prefeito Mario Raimundo recepcionou a direção da AGIR, a coordenadora local e os oficineiros do Programa TIM ArtEducAção

 Na última segunda-feira, dia 6 de abril, o prefeito em exercício de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, recebeu em seu gabinete o presidente e diretores da AGIR e a equipe que realiza a edição número 14 do Programa TIM ArtEducAção em Barbacena. A coordenadora do Programa em Barbacena, professora Ana Luiza Scaldini, relatou ao presidente da AGIR, André Borgo, e ao prefeito Mário Raimundo, as diretrizes para esta temporada e a novidade: uma oficina a ser direcionada para o Centro de Educação Especial Maria do Rosário.

Durante o encontro, o diretor de Cultura e Turismo da AGIR, Edson Brandão, relembrou que em sua gestão à frente da Fundac, foi feito o primeiro convênio com a ONG Humanizarte, que criou e mantém o projeto cultural que hoje é referência em Minas Gerais e no Brasil. “Barbacena é parceira de primeira hora deste projeto e hoje temos até ex-alunos que são professores de arte. Prova de que os objetivos de promoção social e crescimento por meio da arte são alcançados”, disse o Diretor.

O programa abrange no município, a cada temporada, entre 250 e 300 estudantes, de 7 a 16 anos, das escolas municipais e estaduais, fomentando expressões artísticas, com estímulos ao aprendizado e à socialização. O projeto mantém uma equipe qualificada de professores das oficinas, formada por Vivian Moreira (balé), Maria Gabriela Almeida (dança contemporânea), Pedro X (dança de rua), Talita Silva (teatro e contação de história) e Antônio Marcos Touchet (arte digital).

 

A transformação pela arte é a marca do TIM ArtEducAção, que tem revelado novos talentos a cada ano. Segundo Ana Luiza Scaldini, “muitas portas são abertas com o programa. Outra realidade é apresentada, saindo da rotina diária, sempre buscando traçar o caminho para um futuro melhor. E o programa tem dado frutos nesse sentido”.

A culminância do projeto, no primeiro semestre de 2015, será em junho, com uma mostra, sempre com um tema diferenciado, ainda a ser definido.

Arte e cultura em 12 cidades mineiras

O TIM ArtEducAção é um programa que, desde 2001, oferece oficinas artísticas a aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras, com o objetivo principal de fortalecer a integração da arte, da cultura, da educação e da ação social.

A ideia do programa surgiu em 1993, quando o diretor de teatro, produtor cultural e ex-professor, Marcelo Andrade, era secretário de Cultura de Viçosa. Em sua gestão, foi criado na cidade o Centro Experimental de Artes para oferecer aos alunos das escolas públicas oficinas artísticas nas linguagens de teatro, dança, artes plásticas, literatura e música que aliavam o poder transformador da arte à educação.

Hoje, as cidades de Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa são atendidas pelas oficinas artísticas em várias modalidades como: circo, teatro, dança (balé, contemporâneo e de rua), música, contação de história, capoeira, artes plásticas, artes visuais e digitais.


Busca de Notícias