Vacinação de cães e gatos começa no início de maio
A data será do dia 4 de maio e estenderá até o dia 31 em toda a cidade


A campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, terá início em Barbacena no dia 4 de maio e estenderá até o dia 31 em toda a cidade. Cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva. Na área urbana, durante todo o mês terá um posto de imunização montado na avenida Doutor Antonino de Sena Figueiredo, no bairro Santa Tereza, no antigo Sanatório, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Já no sábado, dia 31 de maio, em cinquenta e cinco pontos do município (praças e postos de saúde) estará acontecendo a vacinação das 8h às 17h. Na área rural, de 4 a 29 de maio a campanha estará ocorrendo em mais de 101 localidades e nos distritos, dia 23, das 8h às 13h.

A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal – sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias. Os primeiros sinais da raiva furiosa são o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), a agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes. Salivação excessiva é outro sinal comum e considerado um dos mais “clássicos” da raiva que, a partir desse período, provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.


Busca de Notícias