Barbacena recebe 6ª edição da Festa Italiana
A festa aconteceu no último final de semana


Barbacena ficou movimentada durante vários dias com 6ª Festa Italiana, realizada no Campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva. O evento, que teve a Prefeitura, por meio da AGIR, como grande parceira, comemorou os 127 anos da constituição do distrito e da imigração italiana na cidade, com uma extensa programação marcando as comemorações.

A festa começou com a Semana Gastronômica, que aconteceu entre os dias 13 e 17, abrangendo cinco restaurantes de Barbacena, responsáveis por preparar pratos típicos da gastronomia italiana. Spoleto (Panela de Minas), lasanhas (Tulha Du Chef), massas (Gino’s Il Candelabro), pizzas (Antonino) e nhoque gratinado (Pavarotti Cantina Italiana) marcaram a semana.

O Presidente da Câmara Municipal, Flávio Barbosa, ressaltou a importância do evento para a cultura da cidade. "É uma homenagem muito justa que o município faz ao realizar esta festa, em lembrança à colônia italiana barbacenense. Não podemos deixar de destacar aqueles homens e mulheres que se instalaram aqui no passado e hoje representam uma rica herança para a nossa história."

Contando com uma grande estrutura, o evento também contou, de 17 a 19 de abril, com shows e danças folclóricas, alcançando um grande público. Segundo Luciano Ferreira Carvalho, que dirige a Casa D’Itália, 'a proposta é dar ênfase às nossas raízes, com um resgate dessa cultura em uma cidade que tem milhares de descendentes de italianos'.

A Festa Italiana, que integra o calendário municipal, vem se expandindo e tem atraído cada vez mais visitantes. José Augusto Penna Naves, Secretário Chefe da Casa Civil, ressalta que “o evento é de grande importância, não só para Barbacena, mas também para toda a região, dando visibilidade e fortalecendo a tradição de um povo que está a tanto tempo integrado à cidade.” 

Várias autoridades municipais prestigiaram o evento durante a programação. Entre elas, o deputado federal Bonifácio Andrada, o prefeito em exercício, Mário Raimundo de Melo, diversos vereadores, secretários municipais e dirigentes de entidades públicas e privadas do município.


Busca de Notícias