Prefeitura entrega à comunidade UBS do Nova Suíça
É a segunda nova Unidade Básica de Saúde que a Prefeitura entrega a comunidade em menos de um mês, fruto do trabalho que vem sendo realizado nos últimos dois anos.


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, colocou em funcionamento também neste mês de abril mais uma Unidade Básica de Saúde – UBS. Desta vez, situada no bairro Nova Suíça, o que representa uma grande conquista para aquela região, pois o novo espaço de saúde é mais amplo e oferece mais conforto e estrutura para funcionários e pacientes. No início do mês, a Prefeitura já havia disponibilizado à comunidade uma outra UBS, no bairro Funcionários.

Para concluir as obras e para que as Unidades estivessem totalmente equipadas para serem entregues à Comunidade, a atual gestão municipal teve que resolver uma série de pendências que estavam impedindo o andamento dos trabalhos. Foi necessário regularizar o convênio com o Ministério da Saúde, limpar o nome da Prefeitura, buscar verbas, renegociar o contrato com a empreiteira responsável pela obras, para só depois retomar com as obras. Tudo isso, integrou um planejamento rigoroso, que exigiu tempo, paciência e influência política.

Na nova UBS os moradores encontram atendimento clínico (médico e enfermeiro), vacinação, serviços de curativos e citopatológicos, pré-natal, de puericultura, grupos de hipertensos e diabéticos, além das atividades do programa Saúde da Família - SF. Cada Unidade tem capacidade para atender cerca de 12 mil pacientes/mês.

Segundo Queila Cristina da Silva Machado de Souza, sub secretária Municipal de Saúde, com a instalação da nova UBS, todos os serviços do Posto de Saúde do bairro Ipanema foi transferido para a nova Unidade, considerando que os bairros são muitos próximos e a nova estrutura atederá melhor aos pacientes. Ela disse ainda que 'todas as quartas-feiras o médico clínico estará, às 13h, atendendo aos moradores no Posto de Saúde do Ipanema. Nos demais dias, quando precisarem de atendimento devem procurar a UBS do Nova Suíça”, destacou.

A conclusão das obras dessas unidades e sua abertura para o atendimento estão dento do cronograma estabelecido pela administração municipal e que já havia sido anunciada pelo prefeito Toninho Andrada, no final de 2014. Das três unidades que estavam com suas obras paralisadas desde o governo anterior, falta somente a conclusão da UBS do bairro Vilela que esta em fase de licitação para o término dos trabalhos.


Busca de Notícias