Jubileu reúne milhares em torno da Basílica
Barraqueiros elogiam a organização das barracas pela Prefeitura Municipal, por meio da AGIR


O 51º Jubileu de São José Operário 2015 teve início na última terça-feira, 21, e segue com programação extensa até o dia 1º de maio. A organização das barracas, pelo segundo ano consecutivo, está sobre a responsabilidade da Prefeitura, através da Agência Municipal de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região – Agir. A mudança ocorreu no ano passado atendendo a uma determinação do Ministério Público, e também a solicitações de órgãos de segurança da cidade. As melhorias são visíveis. Houve padronização das barracas, concorridas por meio de Processo Seletivo Simplificado, dando oportunidade de participação a todos os interessados, mais fiscalização, segurança alimentar, segurança pública e melhor circulação de veículos e pessoas.

Muitos barraqueiros estão satisfeitos. Marcos da Silva Guilherme, que participa do Jubileu há 28 anos, mantém uma barraca na área de alimentação e elogia a nova organização: 'Para mim, ficou ótimo. O espaço ficou melhor e a organização está mais atuante. Só tem pontos positivos'.

Quem também está satisfeito é Válter Francisco, que comercializa brinquedos. É outro que aprova as ações: 'A mudança melhorou demais e agora todo mundo tem a oportunidade de vender aqui. O ambiente está muito mais confortável e seguro', afirma.

Segundo Cristina Carvalho, diretora de Eventos da Agir, também houve melhorias em relação a 2014, além de um aumento no número de barracas. 'Nós tivemos muito mais tempo para planejar. No ano passado, foram menos de dois meses de preparação, porque a determinação do Ministério Público veio em cima da hora. Então acabamos conseguindo, neste ano, evoluir em muitos aspectos'.

O movimento comercial esperado para este ano também é maior. O diretor de Fomento Econômico da Agir, Felipe Alvim, ressalta que 'o evento neste ano traz perspectivas mais amplas em relação ao ano passado. Nós pudemos observar um aumento na movimentação em todos os sentidos, com uma procura superior pelas barracas e um investimento maior por parte dos comerciantes. Estamos bem otimistas.'

Programação religiosa

O Jubileu iniciou sua programação oficialmente na última terça-feira, dia 21. No início da tarde, a imagem de São José Operário e Nossa Senhora de Fátima percorreram várias ruas da cidade acompanhada de dezenas de motociclistas, encerrando no adro da Basílica, onde foi celebrada uma missa que contou com a presença de centenas de pessoas e foi celebrada pelo padre Paulo, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e concelebrada por Cônego Antônio Eustáquio. Na última celebração do dia, fieis lotaram a Basílica para louvar e agradecer o patrono da igreja.

Este tradicional evento da cidade segue com sua programação até o dia primeiro de maio, dedicado ao trabalhador. Todos os dias são celebradas missas às 6h, 8h, 10h, 15h e às 19h. No dia 1º, além das missas nos cinco horários, tem a Romaria dos Trabalhadores saindo da praça do Rosário, às 9h, até a Basílica, quando celebra celebrada a missa dos trabalhadores. No mesmo dia, a chegada do passeio ciclístico está prevista para às 12h, tendo, logo em seguida, a retreta da Banda do 9º Batalhão da Polícia Militar. A caminhada de São José Operário está marcada para sair às 14h, na Igreja de Nossa Senhora da Glória.  


Busca de Notícias