Reformulação do Plano Municipal de Educação é discutida
Foram apresentada as 20 metas que compõem o Plano Nacional de Educação, pois, serão referência para construção de metas do Plano Decenal de Educação do município

O encontro dos conselheiros aconteceu na Secretaria Municipal de Educação

O Secretário de Municipal de Educação - Seduc Fernando Antônio Mont'Alvão do Prado convocou de forma extraordinária o Conselho Municipal de Educação para discutir a reformulação do Plano Municipal de Educação. Compareceram além dos integrantes do Conselho convidados que fazem parte da educação no município como a professora Andréia Presot, o Inspetor Escolar Maurício Eustáquio Clarete Melo e Regina Maria Martin que atuam na Superintendência Regional de Ensino - SRE/Barbacena e a representante do Conselho de Alimentação Escolar Edna Maria Costa Flisch Rodrigues.

Foi apresentada pela técnica em educação, Ana Lúcia Dias, as 20 metas que compõem o Plano Nacional de Educação, pois, serão referência para construção de metas do Plano Decenal de Educação do município. No decorre da apresentação ressaltou-se que o papel central da Secretaria de Educação é gerenciar o processo, e o papel do Conselho Municipal de Educação é o de assessorar a Secretaria nos limites da rede e, ainda, participar ativamente da elaboração do plano. Ficou definido caminhos necessários para a efetivação e conclusão dos trabalhos. A Secretaria propôs para ao Conselho a criação de grupos responsáveis pelas diversas áreas de atuação na educação. O Conselho aprovou a decisão tomada pela Seduc e foi aprovada pelos presentes. Nesse formato, com a participação democrática dos atores educacionais será construído o documento-base que será apresentado, posteriormente, em conferência para a sociedade para que possa analisar, modificar e validar as metas. Em seguida, a prefeitura elabora um projeto de Lei que deverá ser encaminhado para a câmara de vereadores para discussão e aprovação. O Prefeito sanciona a Lei e o Plano passa a vigorar.

Os grupos de estudos e os responsáveis: Educação Infantil - Maria Solange e Jeuza (Seduc), Ensino Fundamental I - Nilda, Edna e Lourdinha (Seduc), Ensino Fundamental II - Cláudia e Elizabeth (Seduc), Ensino Médio - Regina - SRE/Barbacena, Ensino Superior - Rosária  (Seduc), Ensino Profissional - Eliza Ayko e Maria Aparecida - If Barbacena, Educação Especial - Nilda, Vanuza, Iêda e Marize (SEDUC), Educação do Campo, Indígena e Quilombola - Equipe de Formação PNAIC, Gestão das escolas e Valorização Profissional - Inspetores da Seduc, Educação de Jovens e Adultos - Maria Auxiliadora Cimino (Seduc), Financiamento e Diagnóstico - Letícia e SEDINE e Legislação e Redação - Ana Lúcia e Eugênia (Seduc).


Busca de Notícias