Saúde mais perto da comunidade
Vários grupos são realizados para que a prevenção seja o foco principal das atividades


As Unidades Básicas de Saúde estão desenvolvendo projetos que visam aproximar mais a população do trabalho desenvolvido nos Postos e consequentemente, fazendo as devidas prevenções, ações e até mesmo grupos de ajuda.

Vários trabalhos com a comunidade são feitos diariamente. O que está em foco é o Grupo de Gestantes, que avalia e faz um acompanhamento durante toda a gestação. Durante cada encontro, são realizados temas diversos, onde as pacientes podem tirar suas dúvidas. Cada unidade tem uma data específica para o grupo. Segundo a enfermeira da UBS Ipanema, Renata Rossi a ação é uma atividade educativa. “Nós aproveitamos os atendimentos com os médicos, para em seguida, fazer a pesagem, avaliação, orientação e a distribuição de brindes”, informou.

Já na unidade do Carmo, a última reunião com a comunidade foi realizada na última quinta-feira (23), e teve a presença de aproximadamente 10 gestantes, o tema do encontro foi sobre nutrição, mostrando como alguns alimentos podem ser benéficos para se ter uma gestação saudável. A enfermeira responsável, Marisa Silva revela que o trabalho é contínuo e aguarda mais gestantes para as reuniões. “Queremos ser presente por todo período de gestação. Temos muitas coisas para oferecer, além dos nossos obstetras e alunos da Funjob que estão sempre animados a nos ajudar com tudo”, afirmou a enfermeira.

Além do grupo de gestantes, as UBS fazem outros encontros como: Grupo de gestantes, grupo de ginástica, pesagem, grupo de hipertenso, reuniões para tabagismo (para maio) e eventos em geral com pontos estratégicos pela cidade.  


Busca de Notícias