Plano Municipal de Redução de Riscos é apresentado
O evento aconteceu na última quarta-feira, 6


A Prefeitura de Barbacena, através da Defesa Civil, em parceria com o Governo Estadual e Federal, realizou nesta quarta-feira (6), no bairro Funcionários, uma Audiência Pública para a validação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), com o intuito de esclarecer e explicar o trabalho na íntegra à população. Leonardo Andrade de Souza, engenheiro geólogo da empresa responsável, Fundação Israel Pinheiro (FIPE), apresentou o plano de forma detalhada.

A Audiência Pública foi o terceiro e último módulo do trabalho desenvolvido desde o primeiro semestre de 2013, que consiste em um mapeamento completo da cidade, destacando as áreas de risco geológico e de inundação, com uma previsão orçamentária das soluções para os problemas apontados. 'Com isso, pretende-se que haja ações emergenciais e preventivas, para preparar a sociedade em relação a eventuais chuvas que possam acontecer e trazer insegurança às áreas que são mais problemáticas', afirma Leonardo Andrade de Souza.

Além de trazer maior segurança para Barbacena em relação às áreas de risco, o plano ainda apresenta outro importante benefício, conforme destaca o engenheiro geólogo: 'O plano possibilita ao município captar recursos junto ao governo estadual e federal para resolver os problemas que foram levantados. E isso é um passo importante para que a cidade possa ter melhores condições de buscar soluções rápidas para aquilo que foi identificado'.

Todo o material gerado foi entregue à Prefeitura, para ser utilizado tanto pelos órgãos técnicos, como Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, quanto pela sociedade. Segundo Dimas da Silva Teixeira, Coordenador Municipal de Defesa e Proteção Civil, 'o plano é de importância fundamental para todo o município e fortalece o nosso trabalho não apenas nas situações de contingências, como também na prevenção, educação e recuperação de encostas. E, através dele, nós temos a possibilidade de conseguir verbas para que possamos fazer um trabalho muito bem feito e proteger a nossa cidade'. 


Busca de Notícias